Ranolfo Vieira Júnior nasceu em Esteio, Rio Grande do Sul, em 7 de abril de 1966. Formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e, em seguida, ingressou na Polícia Civil, em 1998, como delegado em Rio Grande. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da Polícia Civil no governo Tarso Genro e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.
Ranolfo Vieira Júnior é casado com Sônia desde 1994 e tem três filhos: Guilherme, Gustavo e Gabriela.
Atuação na política
Em 2014, Ranolfo concorreu a deputado estadual, mas não foi eleito. Em 2018, foi indicado como vice-governador do Rio Grande do Sul na chapa encabeçada por Eduardo Leite, eleito pelo PSDB. Na gestão, assumiu também a secretaria de Segurança Pública.
Em julho de 2021, chegou a ser anunciado como pré-candidato ao governo do estado pelo PTB, mas acabou sendo indicado como vice-governador novamente, na chapa de Leite, que concorreu à reeleição.
Governador do Rio Grande do Sul
Em março de 2022, Eduardo Leite renunciou ao governo do estado, transmitindo o cargo a Vieira Júnior, que se tornou governador do Rio Grande do Sul. Durante seu mandato, focou em medidas de combate à pandemia de Covid-19 e na retomada econômica do estado.