Nascido em São Luiz Gonzaga em 1937, Arolde de Oliveira era o filho mais velho dos seis filhos de Horácio de Oliveira e Margarida Barbosa Gonçalves. Passou a primeira infância no campo e aprendeu a ler com a mãe, dado que não havia escolas próximas. Posteriormente, mudou-se para Porto Alegre para concluir o Ensino Médio.
Carreira Militar
Arolde ingressou no curso de preparação de cadetes de Porto Alegre em 1954, que o levou à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) no Rio de Janeiro. Concluiu o curso de Engenharia da AMAN e seguiu para o Instituto Militar de Engenharia (IME) para cursar Engenharia Eletrônica. Durante esse período, casou-se com Yvelise Assis Vieira de Oliveira.
Início da Carreira Política
Em 1983, Arolde assumiu interinamente uma vaga de deputado federal. Três anos depois, em 1986, foi eleito para o cargo, que ocupou em nove mandatos consecutivos. Durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), presidiu a Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.
Atuação Política
Arolde exerceu como secretário de Transportes do Rio de Janeiro de 2002 a 2008. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD) e, em 2015, assumiu o cargo de secretário do Estado do Rio de Janeiro de Trabalho e Renda. Durante sua carreira, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff e da investigação das denúncias contra o presidente Michel Temer.
Senador pelo Rio de Janeiro
Em 2018, Arolde foi eleito senador pelo estado do Rio de Janeiro pelo PSD. Contou com o apoio de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral e assumiu o cargo em fevereiro de 2019.
Morte
Conhecido crítico das medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19 e defensor do uso de cloroquina, Arolde de Oliveira faleceu em 2020, vítima de falência de órgãos devido à COVID-19. A sua morte marcou o fim de uma carreira política e militar marcante.
Arolde de Oliveira deixou um legado notável na política brasileira, e é lembrado tanto por sua carreira militar quanto por sua influência na política. Ele é sobrevivido por sua esposa, Yvelise de Oliveira, e sua filha, a cantora Marina de Oliveira.