João Somariva Daniel, conhecido como João Daniel, tem uma história de vida ligada às lutas populares. Filho de pequenos agricultores, desde cedo compreendeu o valor da terra para o povo do campo e a necessidade de ampliar as conquistas dos trabalhadores.
Militância política
Aos 17 anos, iniciou a militância política na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Saiu do interior de Santa Catarina para integrar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com a tarefa de fundar o Movimento naquele Estado. Depois, seguiu organizando o MST em outras regiões do país até chegar ao Nordeste.
Liderança no MST em Sergipe
Em Sergipe, chegou em 1987 e participou das articulações iniciais do MST, consolidando-se como um Movimento de referência nacional. Sob a liderança de João Daniel, o MST em Sergipe hoje é, proporcionalmente, o Estado com o maior número de famílias sem-terra mobilizadas em acampamentos e assentamentos.
Carreira política
Em 2010, atendendo ao seu partido e aos movimentos sociais, candidatou-se pela primeira vez a deputado estadual e foi eleito com 29.936 votos. Cumpriu o mandato de 2011 a 2014, exercendo um dos mandatos mais participativos da história.
Mandato federal
Em 2014, foi eleito deputado federal com 52.959 votos, exercendo um mandato comprometido com as causas populares de Sergipe e do Brasil. Em 2018, foi reeleito com 59.933 votos, sendo o quinto mais votado no geral e, mais uma vez, o mais votado do Partido dos Trabalhadores no Estado.
Reconhecimento
Em 2015, recebeu o Título de Cidadão Sergipano, a partir de um projeto de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.
Reeleição em 2022
Em 2022, João Daniel foi eleito para seu terceiro mandato como deputado federal em Sergipe, com 68.969 votos, filiado ao PT.