Túlio Gadêlha nasceu em 1987 no Recife, sendo o terceiro dos quatro filhos de servidores públicos. Embora tenha nascido na capital pernambucana, passou boa parte de sua infância no interior do estado. Desde cedo, demonstrou interesse em atuar politicamente em prol da educação, juventude e outras causas sociais.
Atuação política
Aos 19 anos, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e assumiu a coordenação da Universidade Leonel Brizola em Pernambuco. Logo depois, tornou-se Secretário de Formação e Presidente da Juventude Socialista em Pernambuco e Tesoureiro da Juventude Socialista do PDT no Brasil. Em 2012, graduou-se em Direito pela UNICAP e construiu uma carreira pública de destaque como Diretor-Presidente da Fundacentro, Postal Saúde e do ITERPE.
Candidaturas e mandatos
Túlio Gadêlha candidatou-se a vereador do Recife em 2012, sendo o candidato mais votado dentre os jovens que não vinham das tradicionais famílias políticas. Em 2014, candidatou-se a Deputado Federal, mas não conseguiu se eleger. Em 2018, foi eleito Deputado Federal por Pernambuco, com 75.642 votos, e em 2022, conseguiu a reeleição com 134.391 votos.
Reconhecimento pelo trabalho parlamentar
Em 2020, Túlio Gadêlha figurou como um dos 20 melhores parlamentares da Câmara dos Deputados, de acordo com o Prêmio Congresso em Foco, ficando em 18º lugar na premiação. O evento contou com participação recorde de 2 milhões de votos, além da participação de indicados pelo júri de jornalistas e pelo júri especializado para avaliação dos parlamentares.
Mudança de partido
Em 2021, Túlio Gadêlha desfiliou-se do PDT após mais de dez anos no partido, migrando para o Rede Sustentabilidade (REDE). Sua filiação contou com nomes importantes do partido como Randolfe Rodrigues e Heloísa Helena.