Em 1993, Rodrigo Minotto resolveu entrar para a política. Estudou os programas de todos os partidos e decidiu-se pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo seu compromisso com a educação. O PDT é, desde então, seu único partido. Desde sua filiação, Rodrigo Minotto exerceu ativa militância partidária. Foi Secretário Executivo Nacional e Estadual do PDT e, atualmente, é o 1o Vice-Presidente do PDT do Estado.
Rodrigo Minotto atuou como Coordenador Estadual do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina. Posteriormente, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
Foi eleito em 2014, com 26.929 votos e está no seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No Parlamento, Rodrigo Minotto tem feito um mandato ouvindo os anseios da sociedade, buscando contribuir com o desenvolvimento do Estado. Defende investimentos na educação, como melhor valorização dos professores, ampliação do artigo 170 da Constituição do Estado para aplicação em bolsas de estudo para o ensino superior e, também, a criação de um programa de profissionalização dos jovens.
Desde o início do mandato, Minotto defende ainda a redução da máquina pública, com a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR's) e de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC), Corretora de Seguros e Administradora de Bens Móveis e Imóveis (BESCOR) e SC Parcerias. Na Assembleia Legislativa é o líder do PDT, faz parte de sete Comissões Permanentes e é o Presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Relações Internacionais, Comunicação e do MERCOSUL.
A defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, principalmente da educação, foi demonstrada pelo Deputado Rodrigo Minotto (PDT) quando da greve estadual do magistério catarinense em 2015. Veja o pronunciamento do deputado na época: https://goo.gl/r6F8tZ
* Texto enviado pela assessoria do Deputado Rodrigo Minotto.
Nas eleições ocorridas em 2018, Rodrigo Minotto foi reeleito Deputado Estadual à Assembleia Legislativa catarinense, com 26.623 votos, pelo PDT, para a 19ª Legislatura (2019-2023) e ocupa a função de 2o Vice-Presidente da Mesa Diretora do Parlamento.
Em setembro de 2020, o Deputado licenciou-se do mandato por 60 dias, neste período assumiu o Suplente de Deputado, César Valduga.
Minottto disputou vaga de Prefeito de Criciúma, pelo PDT, recebeu 4.195 votos e ficou na quarta posição na ordem de votação, no pleito de 2020.