Acreano, advogado graduado em direito pela Universidade Federal do Acre.
Emerson Jarude (MDB) foi reeleito como o 4º vereador mais bem votado entre os 17 eleitos para ocupar cadeira na Câmara Municipal de Rio Branco na legislatura 2021-2024, sendo o mais jovem eleito.
Advogado formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), atualmente com 31 anos, foi o candidato mais jovem eleito em 2016 e 2020.
Em sua vida profissional atuou em órgãos como: Correios, Detran, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública, Sebrae e Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Ao trabalhar como conciliador no Tribunal de Justiça, Jarude adquiriu a experiência para dialogar entre os mais variados setores da sociedade.
Eleito em sua primeira candidatura, desde a disputa eleitoral, Jarude iniciava algo que acabou se tornando uma marca de seu mandato: o pioneirismo. Em suas duas campanhas, Jarude combinou a participação ativa nas redes sociais, com o diálogo direto com a população fazendo dos semáforos de Rio Branco o seu palanque durante a campanha.
Também abriu mão da ajuda financeira do partido, realizando uma campanha simples, no encontro de pessoa a pessoa com o objetivo de conhecer as necessidades da população. Não teve placas nas casas, carros de som e nem pessoas pagas para balançar bandeiras.
Para contratar a equipe de gabinete, em seu primeiro mandato, Emerson realizou algo nunca antes feito no Acre: um processo seletivo. Apesar das críticas de quem não acreditava no processo, Jarude montou uma equipe gabinete com profissionais técnicos de diversas áreas, selecionados após prova e entrevista.
Tudo isso contribuiu para que Emerson Jarude se tornasse referência em boas práticas políticas no Acre.
Já na Câmara, com uma atuação independente, ele votou contra o aumento da passagem de transporte coletivo em 2017 mesmo sob ameaça de cassação do mandato.
Jarude também é autor do pedido de investigação sobre o aumento 20% do IPTU sem aprovação da Câmara, e da Ação Popular que buscou suspender o contrato milionário de um jatinho por parte do Governo. Denunciou a compra superfaturada de álcool em gel por parte da Prefeitura durante a pandemia da Covid-19.
Propôs projetos de inclusão social, mobilidade, transparência dos gastos públicos e muitos outros. Destinou emendas parlamentares para a Educação, Esporte e para o Centro de Atendimento ao Autismo - O Mundo Azul.
Emerson Jarude é um dos vereadores mais econômicos da Câmara Municipal de Rio Branco. Reduzindo as próprias diárias e fazendo economias sem diminuir a quantidade de trabalho. Só no seu primeiro mandato economizou R$ 500 mil.
Já apresentou mais de 8.5000 mil indicações de melhorias para a cidade de Rio Branco, e mais de 15 Projetos de Lei, Projeto de Resolução e Anteprojetos, assumindo uma postura coerente, sempre a favor dos interesses da população.