Francisco Tadeu Barbosa de Alencar nasceu em 8 de abril de 1963, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, é especialista em Direito Tributário pela mesma instituição, em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária.
Atuação Sindical e Profissional
Tadeu Alencar iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil, onde atuou como delegado do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Em seguida, tornou-se auditor do Tribunal de Contas do Estado, onde presidiu a Associação dos Servidores do TCE. Em 1993, aprovado em concurso público, tornou-se procurador da Fazenda Nacional, ocupando a Chefia do órgão como procurador Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região, com atuação no TRF-5.
Atuação no Governo de Pernambuco
Com a eleição de Eduardo Campos para o primeiro mandato no Governo de Pernambuco, Tadeu Alencar assumiu o cargo de procurador-geral do Estado, promovendo uma ampla reestruturação na PGE. Além disso, ocupou a vice-presidência do Conselho de Administração da Companhia Pernambucana de Saneamento e, no segundo governo de Eduardo Campos, assumiu o cargo de secretário da Casa Civil, tornando-se também chanceler da Ordem do Mérito Guararapes.
Atuação Política
Em 2014, Tadeu Alencar conquistou, pelo PSB, seu primeiro mandato eletivo, como deputado federal, e reelegeu-se em 2018. Na Câmara dos Deputados, foi indicado pelo partido para integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, além de ter sido membro de diversas outras comissões, incluindo a Comissão Especial de Reforma Política e a Comissão Especial que analisou a PEC da redução da maioridade penal.
Atuação Literária e Cultural
Além de sua atuação política, Tadeu Alencar também se destaca como poeta e escritor, tendo sido convidado a assumir a cadeira que tem como patrono o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, no Instituto Cultural do Cariri, no município do Crato (CE). Em outubro de 2011, tornou-se sócio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, que guarda um dos mais antigos museus do Brasil.
Nomeação
Em 2023, Tadeu Alencar foi nomeado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, como o novo Secretário Nacional de Segurança Pública.