Ronaldo Caiado é um político brasileiro nascido em Anápolis, Goiás, descendente de uma família de políticos goianos. Seu avô e tio foram senadores e seu tio-avô integrou a junta governativa que assumiu o poder em Goiás com a Revolução de 1930.
Caiado é formado em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e especializou-se em cirurgia da coluna em Paris.
Além da carreira médica, Caiado também é produtor rural e ligou-se a diversas associações ligadas ao setor, como a Associação Goiana de Criadores de Zebu e a União Democrática Ruralista (UDR). Fundada por ele em 1985, a UDR é uma entidade que visa defender os interesses dos proprietários rurais e combater a reforma agrária.
Carreira política
Caiado iniciou sua carreira política como candidato à presidência da República pelo Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 1989, obtendo 0,68% dos votos e apoiando o candidato vitorioso Fernando Collor. Em 1990, foi eleito deputado federal por Goiás pelo mesmo partido, e posteriormente se filiou ao Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM).
Em 1994, Caiado foi eleito senador por Goiás e reeleito em 2002. Durante seu mandato, destacou-se como um crítico ferrenho do governo federal, denunciando casos de corrupção e desvio de recursos públicos. Em 2010, foi eleito deputado federal pelo DEM e em 2014, voltou a se eleger senador por Goiás, desta vez pelo Partido Social Democrático (PSD).
Em 2018, Caiado foi eleito governador de Goiás, derrotando o candidato do governador em exercício, Zé Eliton. Durante a campanha, Caiado defendeu propostas como a redução de impostos, a atração de investimentos e a melhoria da segurança pública. Já como governador, tem buscado implementar medidas de austeridade fiscal e promover reformas administrativas para melhorar a gestão pública do estado.
Nas eleições de outubro de 2022, Ronaldo Caiado candidatou-se a reeleição ao lado do candidato a vice, Daniel Vilela, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que fora oponente do atual governador nas eleições estaduais de 2018. Alcançando a soma de 1 806 892 votos (51,81% dos votos válidos), foi reeleito no primeiro turno ao vencer Gustavo Mendanha, do Patriota, que ficou em segundo lugar com 879 031 votos (25,20% dos votos válidos).