Jarbas de Andrade Vasconcelos, nascido em Vicência em 23 de agosto de 1942, é um advogado e político brasileiro que se mudou para Recife com sete anos de idade. Ingressou na Universidade Católica em 1964 após servir ao Exército por dois anos. Lá, ele abraçou a militância política e se tornou um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1966. Em 1968, recebeu o título de bacharel em Direito.
Início da carreira política
Vasconcelos foi eleito deputado estadual em 1970 e deputado federal em 1974. Nas eleições de 1978, concorreu ao Senado, embora não tenha sido eleito devido a irregularidades eleitorais, recebendo atenção da grande imprensa. Com o fim do bipartidarismo, ingressou no PMDB em 1982.
Prefeito de Recife
Vasconcelos foi eleito prefeito de Recife em 1985, e novamente em 1992. Durante seu mandato, ele promoveu um modelo de gestão com ampla participação popular, estabelecendo a base para a implementação do orçamento participativo em muitos municípios brasileiros nas décadas seguintes.
Governador de Pernambuco
Em 1998, formou a coligação "União por Pernambuco" com seus antigos adversários pefelistas. Foi eleito governador, derrotando Miguel Arraes. Em 2002, foi reeleito, vencendo com mais de 60% dos votos. Renunciou ao mandato em 2006 para concorrer ao Senado Federal.
Senador por Pernambuco
Vasconcelos foi eleito senador por Pernambuco em 2006. Em 2010, tentou o governo de Pernambuco novamente, mas foi derrotado por Eduardo Campos. Em 2012, reconciliou-se com Campos e formou a coligação que apoiou Geraldo Júlio, do PSB, para a prefeitura de Recife.
Deputado Federal
Vasconcelos foi eleito deputado federal em 2014. Durante seu mandato, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff e da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Foi favorável à Reforma Trabalhista, mas votou contra o Decreto das Armas, que flexibilizava porte e posse para o cidadão.
Em 2018, Vasconcelos foi novamente eleito senador por Pernambuco, cargo que ocupa atualmente.