Vanderlan Cardoso, goiano de Iporá – cidade polo da região Oeste do estado – é casado com a senhora Izaura Cardoso, pai de dois filhos, empresário, ex-prefeito de Senador Canedo (município da região metropolitana de Goiânia) e senador por Goiás.
Foi candidato ao governo de Goiás nas eleições de 2010 e 2014, à prefeitura de Goiânia em 2016, tendo ficado em segundo lugar no segundo turno. Vanderlan foi eleito senador da República, em 2018.
É empresário do ramo de alimentos e bebidas, proprietário fundador do Grupo CICOPAL, com sede em Senador Canedo e com fábricas também no Pará e na Bahia.
Depois de alcançar o sucesso na vida empresarial, Vanderlan percebeu que poderia ajudar ainda mais sua comunidade ingressando na vida pública quando, em 2004, aceitou o convite para ser candidato à prefeitura de Senador Canedo e foi eleito com mais de 57% dos votos válidos. Em 2008 se candidatou novamente e foi reeleito com mais de 80% dos votos.
Vanderlan Cardoso foi membro do Conselho Deliberativo do Transporte Coletivo (CDTC) e, quando foi prefeito de Senador Canedo recebeu inúmeros prêmios nacionais em reconhecimento a sua gestão na cidade. Ele, até hoje, é lembrado como o prefeito que mais realizou pela sua cidade durante o período que ficou à frente da prefeitura.
Em 2018, Vanderlan foi eleito senador da República por Goiás com a maior votação do pleito totalizando 1.729.637 votos. No Senado Federal, Vanderlan Cardoso atua em defesa do trabalhador, na redução de impostos, na geração de emprego e renda e na aprovação das reformas fundamentais para o Brasil voltar a crescer e na defesa dos municípios goianos.