Câmara dos Deputados defende formação técnica e profissional no Brasil

A formação técnica é muito importante para o jovem, pois possibilita a sua entrada para o mercado de trabalho.

 

 

Na quinta, dia 17, em reunião na Câmara dos Deputados, o projeto (PL 6494/19) sobre a formação técnica profissional no Brasil, foi assunto debatido em audiência pública. A presença de especialistas em educação e políticas para a juventude apontaram a necessidade de incentivos para que os jovens brasileiros tenham mais condições e, até mesmo, vontade pessoal de aderir aos cursos técnicos do país. O Professor Israel Batista (PV-DF) coordena a comissão especial que quer criar uma regulamentação geral do setor. A comissão defende, também, que as instituições de ensino superior aproveitem os créditos obtidos por estudantes na educação profissional técnica, se o curso técnico e o superior forem de áreas afins. Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.

 

Professor Israel Batista (PV-DF)

Deputado Israel Batista (PV-DF) assume presidência da Frente Parlamentar  Mista de Educação - CB Poder |

Em prol

A presidenta do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, apresentou dados de pesquisa que comprovam que jovens com ensino técnico são os preferidos das empresas na hora da contratação. Fábio Ibiapina, coordenador-geral da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, apresentou as ações do Ministério da Educação para o setor, como a criação dum fundo de financiamento tecnológico. Ele citou também a integração entre os níveis federal, estadual e municipal.

 

Ministério Público do Trabalho se manifesta

O Ministério Público do Trabalho demonstrou preocupação com a possibilidade da valorização excessiva que o ensino técnico pode agravar às crianças e adolescentes. Para a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Anna Maria Villa Real, não se pode esquecer que muitos estudantes em condições de vulnerabilidade não têm acesso a nenhum tipo de educação e, por isso, não são beneficiados com políticas públicas.

 

Por Harry, colunista do Portal Política

Twitter: @harry86_

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