A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às enchentes no Rio Grande do Sul se reuniu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para apresentar uma série de propostas e recomendações elaboradas pelo colegiado. O encontro foi presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e coube ao senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), relator da comissão, expor os principais pontos que resumiram o trabalho.
“A reconstrução do estado exigirá uma mobilização coletiva, diante da devastação causada pelas enchentes. Será preciso implementar políticas de governança, avaliação de riscos e planejamento estratégico. Além disso, é essencial que se crie um fundo de reconstrução para apoiar esses esforços, sendo que o compromisso com a recuperação a longo prazo deve orientar todas as ações.” Resumiu Mourão.
O senador Esperidião Amin (PP-SC) falou sobre a proximidade de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul e relembrou tragédias climáticas que enfrentou no estado quando foi governador de SC. Também integrante do colegiado, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) deixou um recado para a população gaúcha.
Fonte: Agência Senado (com adaptações)