A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira, dia 9, para discutir a criação do Dia Nacional da Policial Federal Feminina, a ser celebrado em 12 de setembro. A medida está prevista no Projeto de Lei 6040/23, da deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), que propôs o debate em conjunto com a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Rogéria destaca a necessidade de reconhecer a importância da participação feminina na corporação.
“Graças a políticas afirmativas, a ocupação de espaços ‘tipicamente masculinos’ pelas mulheres, como o quadro funcional da Polícia Rodoviária Federal, passou a ser incentivada com o passar do tempo”, afirma Rogéria Santos. Atualmente, a PRF tem 1 452 mulheres na ativa.
Segundo Rogéria Santos, apenas em 1978, cinquenta anos após a sua fundação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu as primeiras mulheres no seu quadro. Na ocasião, as cinco aprovadas no concurso público precisaram recorrer à Justiça para tomar posse, porque o edital não previa vagas para o sexo feminino.
Fonte: Agência Câmara de Notícias (com adaptações)