O atual prefeito, Cícero Lucena (PP), deverá concorrer à reeleição com pelo menos outros quatro concorrentes. São eles: Ruy Carneiro (Podemos); Luciano Cartaxo (PT), o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) e Celso Batista (PSol). Embora Cartaxo, ex-prefeito da capital paraibana, apareça como o mais provável candidato petista, o Partido dos Trabalhadores (PT) ainda discute qual nome lançar.
Vejamos
- Cícero Lucena (PP)
Cícero Lucena (PP), 56 anos, foi eleito com 53% dos votos válidos para a Prefeitura de João Pessoa (PB) em 2020 e já se coloca como candidato à reeleição. Filiado ao Progressistas e natural de São José dos Pinhais (PB), o empresário da construção civil iniciou a carreira política em 1990, quando foi escolhido vice na chapa para o governo de Ronaldo Cunha Lima. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para se candidatar ao Senado, Lucena, aos 37 anos, assumiu o governo e se tornou o governador mais jovem da Paraíba. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, reeleito em 2000. Em 2006, foi eleito senador.
- Celso Batista (PSol)
Celso Batista é servidor do Tribunal de Justiça estadual, foi candidato a primeiro suplente ao Senado nas eleições de 2022. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e, em 2016, foi candidato a vereador em Campina Grande (PB). Neste ano, Celso Batista será candidato a prefeito de João Pessoa.
- Luciano Cartaxo (PT)
Deputado estadual, eleito por duas vezes prefeito de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo Pires de Sá, 59 anos, é um farmacêutico e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi vereador por quatro mandatos. Atualmente, é deputado estadual e coordena a bancada da Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV) na Assembleia Legislativa do Estado. Cartaxo se filiou ao PT em 1996, mas em 2015 deixou o partido para se filiar ao PSD.
- Marcelo Queiroga (PL)
Ex-ministro da Saúde durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o médico cardiologista Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, 58 anos, assumiu a missão de gerenciar a vacinação da população contra a Covid-19. Queiroga foi o quarto ministro a assumir a pasta durante a gestão de Bolsonaro. Em abril, Marcelo Queiroga foi lançado como pré-candidato a prefeito de João Pessoas nas eleições municipais de 2024.
- Ruy Carneiro (Podemos)
O deputado federal Ruy Manuel Carneiro Barbosa de Aça Belchior é administrador de empresas e tem 53 anos e está no seu terceiro mandato. Ele foi vereador, deputado estadual e candidato a vice-governador da Paraíba em 2014, ainda filiado ao PSDB. Foi duas vezes chefe do Gabinete Civil de João Pessoa na gestão de Cícero Lucena e secretário de Juventude, Esportes e Lazer no governo de Cássio Cunha Lima.
Os números
A pesquisa realizada pelo Instituto Datavox apresenta vários cenários. Em todos os cenários apresentados, o prefeito abre vantagem de cerca de três vezes o número de intenções de votos do segundo colocado.
Cícero Lucena (PP): 38%
Luciano Cartaxo (PT): 13, 8%
Ruy Carneiro (Podemos): 13,4%
Marcelo Queiroga (PL): 5,2
Célio Batista (PSOL): 0,3%
Conforme as eleições municipais de 2024 se aproximam, começa a se consolidar a lista de prováveis candidatos a prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba. O primeiro turno das eleições municipais para prefeitos de todas as cidades brasileiras será realizado em 6 de outubro de 2024. O segundo turno, caso necessário, será em 27 de outubro.
Fonte: Jota e O Antagonista (com adaptações)