Veja quem são os pré-candidatos a prefeito do Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Ao menos 11 possíveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro (RJ) se colocam atualmente na disputa das eleições municipais de 2024. Como os partidos ainda estão articulando as alianças políticas, o cenário pode mudar até o pleito.

O atual prefeito Eduardo Paes (PSD) deve ser candidato à reeleição e contará com o apoio do presidente Lula (PT). O governador do estado, Cláudio Castro (PL), anunciou apoio ao deputado federal e ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ). Há ainda dois nomes que disputaram o governo do Rio de Janeiro em 2022 e que, agora, anunciaram que pretendem ser candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro. São eles: Juliete Pantoja (UP) e Cyro Garcia (PSTU).

Vejamos

  • Eduardo Paes (PSD)

Atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, 53 anos, busca a reeleição ao cargo pelo PSD. Paes é formado em Direito pela PUC-Rio e iniciou a sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia, logo depois foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo prefeito Cesar Maia. Em 1996, foi eleito vereador pelo PFL e, dois anos depois, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos.

  • Alexandre Ramagem (PL)

Delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, 51 anos, se tornou uma figura pública no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando foi nomeado chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos principais aliados do ex-presidente e com o seu apoio foi eleito deputado federal pelo PL nas últimas eleições.

  • Cabo Daciolo (Republicanos)

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, mais conhecido como Cabo Daciolo, 46 anos, é bombeiro militar e pastor evangélico. Nascido em Florianópolis (SC), Daciolo iniciou a trajetória na política em 2014, quando foi eleito deputado federal pelo PSol. Em 2018, foi lançado pelo Patriota como candidato a presidente da República e tornou-se conhecido nacionalmente pelo seu desempenho nos debates eleitorais. Ele terminou a disputa em sexto lugar.

  • Carol Sponza (Novo)

Carol Sponza, 44 anos, é advogada, mestre em Políticas Públicas e pós-graduada em Economia. Integrante da executiva do Novo no Rio de Janeiro, Carol se elegeu em 2022 como a deputada estadual mais votada do partido. Em maio deste ano, Carol Sponza foi anunciada como pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro nas eleições 2024, no lugar do vereador Pedro Duarte, que retirou a sua candidatura e tentará a reeleição para a Câmara Municipal.

  • Cyro Garcia (PSTU)

Cyro Garcia, 67 anos, é graduado em Direito pela UFRJ e tem doutorado em História pela UFF, é filiado ao PSTU, partido do qual foi um dos fundadores. Garcia foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e ocupou o cargo de deputado federal pelo PT de 1992 a 1993. Em 2022, foi candidato ao governo do Rio de Janeiro, mas não obteve êxito nas urnas. Além disso, ele já se candidatou à prefeitura do Rio de Janeiro em outras duas ocasiões, nas eleições de 2016 e 2020.

  • Dani Balbi (PCdoB)

Nascida na capital fluminense, Danieli Christóvão Balbi, mais conhecida como Dani Balbi, 34 anos, é militante pelos direitos da população LGBTQIA+, professora universitária, roteirista e deputada estadual. Balbi tem mestrado e doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ e se filiou ao PCdoB ainda na adolescência, aos 16 anos de idade. Disputou a sua primeira eleição em 2018, como candidata a deputada estadual, mas ficou na suplência.

  • Henrique Simonard (PCO)

Henrique Simonard tem 27 anos e é natural do Rio de Janeiro. É estudante de Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como redator do Diário Causa Operária (DCO). Em 2020, Simonard foi candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro e também concorreu, em 2022, a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Simonard agora é novamente pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições de 2024.

  • Juliete Pantoja (UP)

Juliete Pantoja, 32 anos, é líder do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, conhecida por estar à frente da organização de protestos, ocupações urbanas e defesa do direito à moradia. Nascida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ela ingressou na política ainda na adolescência ao se juntar à Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro. Atualmente, Pantoja ocupa o cargo de vice-presidente estadual da UP.

  • Marcelo Queiroz (PP)

Eleito o deputado federal mais votado do PP nas eleições de 2022, Marcelo Queiroz, 39 anos, busca viabilizar a sua candidatura a prefeito do Rio de Janeiro. A decisão por participar da disputa ocorreu após a desistência do seu correligionário, Doutor Luizinho. Queiroz, que está no seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, é formado em Direito, atuou como advogado e entrou para a política em 2012, quando foi eleito vereador. Em 2018, foi eleito deputado estadual.

  • Rodrigo Amorim (União Brasil)

Rodrigo Amorim, de 45 anos, é advogado e deputado estadual no seu segundo mandato. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em 2018, antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (RJ), ficou nacionalmente conhecido por ter quebrado uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco. Também participaram do ato o ex-deputado Daniel Silveira e o ex-governador Wilson Witzel. No início de maio deste ano, tornou-se o primeiro político a ser condenado por violência política de gênero, por ter ofendido a vereadora travesti Benny Briolly. Amorim diz que vai recorrer da sentença.

  • Tarcísio Motta (Psol)

Nascido em Petrópolis (RJ), Tarcísio Motta, 48 anos, é deputado federal. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado pela mesma instituição, foi professor na rede pública municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e professor da rede estadual de ensino. Motta também foi diretor estadual do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe). Ele ajudou a fundar o Psol carioca e atualmente é presidente do diretório municipal da legenda. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014 e 2018, mas não se elegeu.

A pesquisa

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores do Rio de Janeiro mostra que o atual prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), tem larga vantagem contra os seus adversários na disputa eleitoral. Ao todo, mostra o levantamento, o político acumula 46,1% das intenções de voto no cenário principal da disputa.

Na prática, o prefeito, que busca reeleição, tem mais de 30 pontos de vantagem para o segundo colocado, o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL). O delegado somou, neste levantamento, apenas 13,6% das intenções de voto. Na sequência, ainda no cenário principal, quem aparece é Tarcísio Motta (PSOL), com 7,4% e Cyro Garcia (PSTU), na quarta colocação, com 4,5%.

 

Fonte: Jota e Exame (com adaptações)

você pode gostar também