O cenário para as eleições municipais de 2024 em Rio Branco, capital do Acre, está se afunilando. O ano começou com pelo menos seis nomes postos, mas já foi reduzido para apenas três. O atual prefeito, Tião Bocalom (PL), que enfrentava dificuldades para viabilizar a reeleição, deixou o Progressistas em março e acabou se aliando ao ex-partido.
Vejamos
- Tião Bocalom (PL)
Tião Bocalom, 70 anos, está no seu primeiro mandato de prefeito. Começou a carreira política no Paraná, onde nasceu, e é professor de matemática. Tião Bocalom já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, e já anunciou que irá ser candidato à reeleição como prefeito de Rio Branco nas eleições municipais de 2024. No fim de março, migrou do partido pelo qual foi eleito, o Progressistas, para o PL.
- Emerson Jarude (Novo)
Emerson Jarude, 33 anos, é advogado e natural de Rio Branco (AC). Deputado estadual pelo Acre, foi vereador do município de Rio Branco por dois mandatos. Desfiliou-se do MDB quando o também possível candidato Marcus Alexandre ingressou no partido. Agora no Partido Novo, Emerson Jarude confirmou que é pré-candidato à Prefeitura de Rio Branco nas eleições municipais de 2024.
- Marcus Alexandre (MDB)
Marcus Alexandre, 46 anos, é engenheiro civil, já foi prefeito de Rio Branco (AC) por duas gestões e foi chefe do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre. Principal nome nas pesquisas de intenção de voto, filiou-se ao MDB após deixar o PT. Agora, com apoio do PT e do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), Marcus Alexandre é um dos candidatos a prefeito de Rio Branco nas eleições municipais de 2024.
A pesquisa
O Instituto Delta registrou pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre onde mostra o Mdebista Marcus Alexandre com 45,9%, contra 32,42% do atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), na sequência aparece Emerson Jarude do partido Novo com 7,08%. Esses são números da pesquisa estimulada, que é quando o pesquisador cita os nomes dos candidatos.
Na pesquisa espontânea, Marcus aparece com 27, 20%; Bocalom tem 23,35%; Emerson Jarude (Novo), 3, 11%; votos brancos e nulos somam, 4, 35%; não sabe ou não respondeu são 41, 87%; outros: 0, 12%. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro. O segundo turno, se necessário, será em 27 de outubro.
Fonte: Jota e O Rio Branco (com adaptações)