Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito de Belém

Foto: Reprodução

A disputa pelo comando da Prefeitura de Belém, capital do Pará, nas eleições municipais de 2024 segue embaralhada há poucos meses da eleição. As candidaturas serão oficializadas até agosto e, muito embora os partidos estejam em movimento para definir os seus possíveis candidatos, alguns nomes já se lançaram.

O atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) já confirmou que será candidato à reeleição. Do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a preferência é pelo deputado federal Delegado Eder Mauro.  Do MDB, que estava entre Zeca Pirão e Dra. Alessandra Haber, o pré-candidato será Igor Normando, que até março deste ano estava filiado ao Podemos. O PT ainda não colocou um nome na disputa, mas analisa os cenários para uma possível indicação.

Vejamos

A eleição para a Prefeitura de Belém já conta com ao menos seis pré-candidatos, de acordo com levantamento da CNN. A reportagem consultou todos os 29 partidos registrados a respeito de qual será o posicionamento de cada sigla para a disputa, que será realizada em 6 de outubro.

  • Edmilson Rodrigues (PSol)

Edmilson Brito Rodrigues, 66 anos, nasceu em Belém (PA). É arquiteto, especialista em desenvolvimento de áreas amazônicas e doutor em geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). Entrou para a política em 1987, ao ser eleito deputado estadual, na sequência, foi reeleito. Em 1997, foi eleito prefeito de Belém pelo PT por dois mandatos. Em 2005, filiou-se ao PSol. Em 2010, voltou para a Assembleia Legislativa, ao se consagrar como o deputado estadual mais votado da história do Pará. Na eleição seguinte, foi eleito deputado federal. Na eleição seguinte, foi reeleito. Em 2020, foi novamente eleito para um mandato de prefeito de Belém, ao derrotar o então candidato bolsonarista Delegado Eguchi (Patriotas). Agora Edmilson Rodrigues deve ser candidato à reeleição como prefeito de Belém nas eleições municipais de 2024.

  • Delegado Éder Mauro (PL)

Éder Mauro Cardoso Barra, 63 anos, também conhecido como Delegado Éder Mauro, é um delegado de polícia filiado ao Partido Liberal (PL). Atualmente, é deputado federal pelo Pará. O parlamentar permaneceu no cargo de delegado da Polícia Civil por 30 anos, entre 1984 e 2014, quando disputou pela primeira vez e foi eleito deputado federal pelo Pará. Filiado ao PSD à época, assumiu o cargo em fevereiro de 2015. Em 2016, disputou a Prefeitura de Belém e terminou o pleito em terceiro lugar. Em 2018, foi novamente eleito deputado federal pelo Pará e reeleito na eleição seguinte. O Delegado Éder Mauro conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para ser candidato a prefeito de Belém nas eleições 2024.

  • Igor Normando (MDB)

Igor Wander Centeno Normando, 36 anos, é natural de Belém (PA) e desde 2019 ocupa o cargo de deputado estadual pelo Pará. Normando iniciou a sua militância política aos 15 anos no movimento estudantil ao dirigir a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES). Em 2008, foi vice-presidente dos Estudantes do Pará e foi eleito dirigente da entidade máxima dos Estudantes no Brasil (UNE). Eleito vereador de Belém em 2012, aos 24 anos, foi reeleito no pleito seguinte pelo PHS. Filiou-se ao Podemos em 2019. Em 2024, deixou a sigla e ingressou no MDB, que em março, anunciou o seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Belém nas eleições municipais de 2024.

  • Ítalo Abati (Novo)

Ítalo Abati é formado em Direito pela Universidade Federal da Amazônia. Atua como professor de Direito Constitucional, Ambiental e Direitos Humanos. Além disso, é professor da Escola de Governança do Estado do Pará. O partido Novo confirmou Ítalo Abati como candidato a prefeito de Belém nas eleições municipais de 2024.

  • Jefferson Lima (Podemos)

Jefferson Lima, 49 anos, é natural de Belém (PA). Atuou como radialista e apresentador de televisão. Iniciou a sua trajetória política ao se candidatar a vereador em Belém pelo PV em 2004. Também concorreu à prefeitura da capital em 2012 e ao Senado em 2014 pelo PP. Posteriormente, em 2016, postulou à Prefeitura de Ananindeua, e em 2018, a uma cadeira de deputado estadual, pelo MDB. Lima não foi eleito em nenhum dos pleitos. Filiou-se ao Podemos em março. Em abril, o partido confirmou que Jefferson Lima será candidato a prefeito de Belém nas eleições municipais 2024.

  • Thiago Araújo (Cidadania)

Thiago Araújo, 31 anos, é natural de Belém (PA). Foi eleito vereador da cidade em 2012 e deputado estadual em 2014, sendo reeleito em 2018 e 2022. Foi o parlamentar mais jovem em todas as legislaturas. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Belém pelo Cidadania, com o apoio do PSDB, mas não se elegeu. Agora Thiago Araújo pode novamente ser candidato à Prefeitura de Belém nas eleições 2024.

  • Wellingta Macêdo (PSTU)

Wellingta Macêdo é jornalista, educadora social e atriz. Integra o Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe desde 2007. Iniciou a sua trajetória política ao se candidatar para vereadora em Belém, em 2016. Em 2022, foi candidata a deputada federal. Em março, o PSTU anunciou Wellingta Macêdo como pré-candidata a prefeita de Belém nas eleições municipais de 2024.

  • Everaldo Jorge Martins Eguchi (PRTB)

Everaldo tem 57 anos e atuou como delegado da Polícia Federal. Paraense de Tomé Açu é formado em Direito e Economia. Em 2018 disputou pelo primeiro cargo público da trajetória política, como candidato a deputado federal, mas não se elegeu. Também concorreu nas eleições municipais de 2020 ao cargo de prefeito, chegando ao 2º turno das votações. Voltou a se candidatar em 2022 a deputado federal.

 

Fonte: Jota e CNN (com adaptações)

você pode gostar também