Projetos inovadores da UTFPR conquistam R$ 1 mi em investimentos

Foto: Reprodução

Cinco projetos inovadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são finalistas no Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), organizado no âmbito da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2024. O programa destina R$ 200 mil para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Para o reitor Everton Lozano, que participou da cerimônia de premiação, realizada durante a abertura da Semana Paraná Faz Ciência 2024, o resultado expressa a identidade da UTFPR como instituição comprometida com a inovação.

“A UTFPR é uma instituição vocacionada a se envolver em diferentes iniciativas que possam gerar impactos positivos na sociedade e, sem dúvida, esse é mais um resultado sensacional dos nossos pesquisadores, que exprime esse DNA de inovação e tecnologia”, comenta o reitor.

Além da UTFPR e UEM, foram contempladas no Prime 2024 as universidades estaduais do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Londrina (UEL), do Oeste do Paraná (Unioeste) e Federal da Fronteira Sul (UFSS). O Prime, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com a Fundação Araucária e o Sebrae-PR, reconhece projetos com potencial de impacto no mercado. Ao todo, 105 propostas de todo o estado concorreram ao Prime 2024.

Esta é a quarta edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. O evento foi realizado na UEM, de 7 a 11 de outubro, e contou com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação, entre elas a UTFPR. A organização é da Seti e da Fundação Araucária.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)

você pode gostar também