Projeto de Lei de Geovania de Sá pode salvar vidas infantis no Brasil

A parlamentar de Santa Catarina ressalta a importância de ensinar a manobra de Heimlich, uma técnica simples e eficaz, que não apenas pode salvar crianças, mas também adultos e idosos em caso de engasgamento; confira.

Foto: Reprodução

Ora, o engasgamento é uma ameaça silenciosa que tira vidas, especialmente as dos recém-nascidos, que podem se engasgar com alimentos, objetos ou até mesmo saliva. Mesmo sendo uma ocorrência subnotificada, as estatísticas recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) são alarmantes, relatando que, em 2022, cerca de 15 bebês morrem todos os dias no Brasil devido ao engasgamento. Dessarte, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) tem desempenhado um papel crucial na busca por soluções.

O Projeto de Lei (PL) 3729/2021, aprovado recentemente, propõe uma emenda à Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para incluir a obrigação de orientar gestantes sobre manobras de emergência em caso de obstrução das vias aéreas por alimentos. Ademias, o PL foi apensado ao PL 1435/2023, que visa tornar obrigatória a afixação de cartazes explicativos sobre o método pré-hospitalar da manobra de Heimlich. Essas medidas têm o potencial de salvar vidas.

A deputada ressalta a importância de ensinar a manobra de Heimlich, uma técnica simples e eficaz, que não apenas pode salvar crianças, mas também adultos e idosos em caso de engasgamento. Ela enfatiza que, em situações de emergência, cada segundo é crucial, e o conhecimento dessas manobras pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Com a aprovação desse projeto de lei, Geovania de Sá está dando um passo importante na direção de salvar vidas infantis no Brasil, combatendo uma ameaça silenciosa que afeta muitas famílias. O seu comprometimento e dedicação em fazer a diferença merecem reconhecimento e apoio, pois o Brasil pode ficar mais seguro graças a iniciativas como essa.

Entenda o que a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich ou compressões subdiafragmáticas foi descrita pelo médico cirurgião torácico estadunidense Henry Heimlich, em 1974. É uma técnica utilizada em caso de obstrução total das vias respiratórias por algum corpo estranho, seja alimentos ou objetos. O objetivo é basicamente pressionar o diafragma da pessoa engasgada para induzir a tosse e desobstruir as vias aéreas.

 

Fonte: Cris Freitas, assessora de Imprensa da deputada federal Geovania de Sá

você pode gostar também