O deputado federal Pedro Uczai, de Santa Catarina, solicitou um debate sobre o programa de escolas cívico-militares.
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) solicitou a realização de um debate que questiona a gestão compartilhada entre civis e militares. “A gestão escolar tem como princípios a gestão democrática, a autonomia pedagógica, administrativa e financeira, enquanto que a gestão militar tem o modelo essencialmente hierárquico, sem abertura para participação coletiva nos processos de tomada de decisão“, compara o parlamentar.
Uczai afirma ainda que, nas escolas militares, grande parte dos estudantes são filhos de militares e optam por uma formação para se tornarem militares no futuro. “A educação pública apresenta estudantes com perfis socioeconômicos variados”, compara o deputado. “Estudantes que, em sua grande maioria, não pretendem se tornar militares.”
Para o debate foram convidados, entre outros, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos, e a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz.
Para tanto, hoje, dia 22, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), por meio do qual a gestão de escolas públicas de ensino fundamental e médio passa a ser compartilhada entre educadores e militares, das Forças Armadas e polícias. O texto está em análise na Comissão de Educação.
Por Harrison S. Silva