DSAS supera os 115 mil atendimentos em 2022


O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizou, entre janeiro e dezembro de 2022, 119.142 atendimentos – o número duplicou em relação ao ano passado, quando foram realizados 54.562 atendimentos e procedimentos. Entre essas atividades, estão incluídas consultas, retornos, atendimentos de primeira vez, teleatendimento, sessões, reavaliações e altas.


Os dados correspondem a atividades promovidas pelas Células de Enfermagem, Fisioterapia/Núcleo de Pilates, Assistência Social, Clínica Médica, Odontologia, Terapia Ocupacional, Análises Clínicas, Psicologia, Psicopedagogia, Acupuntura, Fonoaudiologia e Nutrição. As informações foram enviadas pelas células, mensalmente, ao setor de articulação do DSAS, que tem como responsável direta Maria Teresa Holanda Machado.


O excelente desempenho do Departamento, conforme avaliação do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, está associado à eficácia do modelo de gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), durante a pandemia da Covid-19.


“O presidente Evandro Leitão sempre manifestou uma atenção muito especial para com o Departamento. Ele foca não só na qualidade da estrutura, mas na qualidade do serviço prestado”, afirma. O diretor do DSAS complementa que o novo espaço trouxe excelentes condições de trabalho e estrutura para a saúde dos servidores e da população.


Luis Edson também destaca que o DSAS recebeu todo o apoio para realizar a prevenção da doença e a promoção da saúde dos servidores e servidoras. “Hoje me sinto muito satisfeito pelo alto conceito e credibilidade que o DSAS conquistou junto a todos os seus usuários”, assinala, ressaltando a dedicação e o profissionalismo de todos os orientadores e equipes do Departamento no cuidado com os pacientes.


OUTRAS ATIVIDADES


As atividades do Departamento incluíram ainda visitas domiciliares, realização de workshops, campanhas, produção de cartilhas, rodas de conversa, palestras. Também foram lançados novos projetos como o Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) – direcionado à saúde física e mental da pessoa idosa, que conta com o apoio de especialistas de diversas células do DSAS – e o Núcleo de Atendimento aos Pacientes com Fibromialgia (NapfI).


Outro avanço no tratamento do público atendido pelo DSAS foi a inauguração, em março de 2021, do Núcleo de Saúde Mental, bem como do serviço de telessaúde. Segundo dados da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), tais iniciativas vêm sendo muito bem avaliadas e se mostraram essenciais em um período de dificuldades de atendimento ao público, marcado pelo aumento das doenças mentais devido à pandemia.


SERVIÇO


Durante o mês de janeiro, em razão do recesso parlamentar, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) funciona de terça-feira a quinta-feira, das 8h às 13h, no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece), na avenida Pontes Vieira, nº 2.300.


Bárbara Danthéias/Com Assessoria


Edição: Adriana Thomasi


 

você pode gostar também