Nelsinho Trad anuncia próximos passos para institucionalização do Parlamaz

Na semana passada, o senador se reuniu com o embaixador do Brasil no Peru, e com o vice-presidente do Congresso peruano para debater o assunto; confira.

Foto: Reprodução

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente do Parlamento Amazônico (Parlamaz), anunciou que o avanço na institucionalização do colegiado depende do início das atividades do Grupo de Trabalho da OTCA. Após a missão ao Peru, onde liderou a 8ª Sessão Ordinária do Parlamaz, Trad destacou a necessidade de aguardar a XV Reunião de Ministros de Relações Exteriores da OTCA, que deve ocorrer em Paramaribo, Suriname.

“Enquanto a OTCA estiver sem uma liderança permanente, não há como implementar a Declaração de Belém ou reunir o grupo de trabalho para discutir o vínculo do Parlamaz com a organização”, explicou o senador Nelsinho Trad.

 

“Estamos felizes em ver a força que os parlamentares estão dando para que a institucionalização do Parlamaz se transforme em realidade, uma decisão unânime dos governos dos oito países amazônicos durante a cúpula de Belém”, afirmou a diretora executiva da OTCA, Vanessa Grazziotin.

Ela complementou sobre a necessidade de formar uma comissão com representantes dos Ministérios de Relações Exteriores dos oito países membros para tratar do assunto. Grazziotin agradeceu também o apoio do Parlamaz às redes de cooperação para a gestão de recursos hídricos, florestais e de manejo integrado do fogo da OTCA.

 

Senador Nelsinho Trad com autoridades peruanas e brasileiras | Foto: Reprodução
Senador Nelsinho Trad com autoridades peruanas e brasileiras | Foto: Reprodução

 

A sessão em Tarapoto também permitiu discussões sobre o impacto da Amazônia em outros biomas. O professor Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abordou como o desmatamento na Amazônia afeta, por exemplo, o Pantanal, destacando a interconexão entre os ecossistemas e a necessidade de ações integradas de preservação.

“Uma característica importante do sistema amazônico é o transporte de água. É como se tivesse um rio voando por cima da Amazônia, levando a umidade do oceano até o interior. Se você tiver um desmatamento, você vai interromper essa cadeia e vai faltar água no Pantanal, em São Paulo e em Buenos Aires. O Pantanal é água. O Pantanal é determinado pelo ritmo das águas. Se não tiver chuva na Amazônia vindo para o Pantanal, o Pantanal vai secar”, explicou o professor.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Nelsinho Trad (com adaptações)

você pode gostar também