MP do fim do mundo: senador Vanderlan Cardoso é contra a medida

A Medida Provisória pressiona preços, combustíveis e deve afetar inflação; entenda.

Foto: Reprodução

A MP dos créditos tributários do PIS/Cofins, editada pelo governo para compensar a desoneração da folha de 17 setores e de municípios acordada com o Congresso, pressiona os preços e deve ter impacto na inflação, ou seja, será sentida no bolso da população. A MP está sendo chamada por setores econômicos de “MP do fim do mundo”.

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, posicionou-se contra a MP 1227/2024 que entrou em vigor no dia 4 de junho. Vanderlan enviou mensagem no grupo de Whatsapp dos senadores da Comissão colocando o seu posicionamento após o assunto surgir entre os senadores. A medida pode ser alterada no Congresso, devolvida e em último caso até revogada, mas como foi editada na semana passada e tem efeito imediato, ela já está valendo. Em função disso, os efeitos inflacionários já podem ser sentidos.

Nós, aqui na CAE e também no Plenário, aprovamos a PEC da transição, PLP 93/23 – Arcabouço, o PL 4188/21 – Marco Legal das Garantias, o PL 2384/23 – voto de qualidade do Carf, o PL 4.173/23 – taxação dos fundos e muitas outras matérias de interesse do governo. Ou seja, estamos atendendo demandas pesadas que estão chegando para nós. Mas essa MP não pode passar. Ela precisa ser devolvida e nós vamos nos posicionar sobre esse tema. Não pode sacrificar o país assim com objetivo único e exclusivo de aumentar violentamente a receita do governo.” Alertou o congressista.

Ilação

A MP 1185/23, das subvenções, foi um golpe duro em quem produz e gera empregos no país. Causando desinvestimento, a MP está sendo muito negativa para todos, inclusive para o próprio governo. Mas a expectativa é que essa MP 1227 seja ainda pior do que a MP 1185.

 

Fonte: UOL, com informações da Assessoria de Imprensa do senador Vanderlan Cardoso (com adaptações)

você pode gostar também