Moro quer ouvir a Secom da Presidência sobre megalicitação de Lula

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência deu benefícios a megalicitações amigas do PT; confira.

Foto: Reprodução

O senador Sergio Moro (União-PR) apresentou um requerimento à Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado Federal para ouvir o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, sobre a megalicitação do governo federal que beneficiou quatro agências amigas do PT. Como mostrou O Antagonista na semana passada, as quatro agências vencedoras do processo de licitação eram conhecidas pelo menos desde o dia anterior ao anúncio oficial.

“A situação é tão constrangedora para não dizer absurda, que a divulgação foi realizada de forma cifrada de acordo com o que os meios de comunicação divulgaram ’em postagem cifrada no perfil do X de um dos autores da reportagem do Antagonista desta forma ‘PP=AD+M+Brplus+US’, ainda de acordo com a reportagem a AD é conhecida por sua associação com Otávio Antunes, marqueteiro do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Usina Digital (US) é vinculada a Sidônio Palmeira marqueteiro de Lula na última campanha, que se uniu ao governo recentemente, a Brplus que compõe o consórcio vencedor BR e Tal com Digi&tal tem conexões com os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffman (PR) que também é presidente nacional do PT’”, afirmou o parlamentar no requerimento obtido pelo site.

Como lembrou o senador, a licitação é um dos instrumentos públicos utilizados pela gestão pública para apresentar transparência e eficiência em todas as aquisições feitas pelo governo.

“Ora, é público e notório que não é permitido pela lei de licitação informar resultado antes do prazo determinado no próprio edital de licitatório, assim diante da situação apresentada se faz necessário e importante que o Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República”, disse Moro

A tendência é que o requerimento de convocação do ministro Paulo Pimenta seja aprovado pela Comissão de Comunicação e Direito Digital na próxima semana, pois nesta não tem sessão.

“A convocação proposta faz-se desta forma necessária para que o Senado Federal possa ouvir o chefe da pasta, o Ministro Paulo Pimenta, a respeito das matérias vinculadas nos meios de comunicação de todos País sobre o vazamento do resultado do referido processo licitatório, bem como quais as motivações da preferência exatamente por aquelas agências”, completou.

Para entender o caso

O Palácio do Planalto reservou 197 milhões de reais para combater fake news (dos outros), numa tentativa de melhorar a popularidade de Lula. O resultado revelou a vitória de agências ligadas ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e à presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, entre outros.

As empresas vitoriosas disputaram a concorrência com outras 20, algumas delas com muito mais tradição no setor público do que as vencedoras. O resultado anunciado nesta quarta foi publicado horas antes, na terça, em postagem cifrada no perfil do X do jornalista Wilson Lima: “PP = AD+M+BRplus+US”.

 

Fonte: O Antagonista (com adaptações)

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