Ministro Celso Sabino, conseguiu tornar Brasil como uma das sede da Organização Mundial do Turismo (OMT)

Foto: Reprodução

Após meses de intensas negociações, o Brasil, mais especificamente a cidade do Rio de Janeiro, se tornará a sede do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na região das Américas e Caribe. O acordo histórico foi oficializado na quinta-feira, 19,  durante a 25ª Assembleia Geral da OMT, que reuniu líderes do setor de turismo de todo o mundo.

O memorando de entendimento que estabelece o compromisso entre o Brasil e a OMT foi assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, durante uma cerimônia repleta de entusiasmo e expectativas para o futuro do turismo na região.

“Esta é uma conquista especial para o Brasil, mas também para toda a América Latina e o Caribe, que se fortalecerão em relação a outros destinos do mundo. Nossa expectativa é desenvolver uma série de projetos em conjunto para impulsionar a atividade turística na região. O presidente Lula é um grande apoiador e entusiasta do Turismo”, afirmou o ministro Celso.

Até este momento, a OMT mantinha apenas um escritório regional fora de sua sede em Madri, localizado na Arábia Saudita. A abertura deste escritório na cidade maravilhosa é vista como uma conquista de grande relevância não apenas para o turismo na América do Sul e no Caribe, mas também para o Brasil.

“A instalação desta unidade permitirá que toda a região pense no desenvolvimento sustentável do turismo, mas não seria possível sem o esforço e comprometimento dos técnicos do Ministério do Turismo, da OMT e do Itamaraty. Um trabalho em conjunto que mostra a força do que conquistamos para o nosso país”, destacou o ministro Celso Sabino.

A chegada da OMT ao Brasil representa um marco na promoção do turismo sustentável na região das Américas e Caribe e promete impulsionar o setor, consolidando o país como um destino de relevância global. Com o apoio do governo brasileiro, a organização buscará desempenhar um papel fundamental na revitalização do turismo após os desafios enfrentados durante a pandemia, promovendo o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental por meio do turismo.

você pode gostar também