As taxas de apoio a ele e repúdio aos juros são altas mesmo entre os que têm ensino superior, empresários e brancos.
Durante semanas, analistas e economistas disseram que o Brasil repudia as críticas públicas que Lula vem fazendo contra os juros altos mantidos pelo Banco Central do Brasil (Bacen). De acordo com o instituto, a esmagadora maioria da população (80%) apoia a pressão de Lula sobre o banco pela redução dos juros, enquanto apenas 16% torcem o nariz para isso. E 71% acreditam que os juros estão mais altos do que deveriam, 17% dizem que estão adequados e 5%, mais baixos do que o necessário.
Apesar de existir na economia diferentes correntes de pensamento, apresentando diferentes maneiras de enfrentar um problema, os arautos bradavam que ciência era a deles. O resto, truque vagabundo de mágica. Ou seja, com inflação, subam-se os juros, ignorando que respostas podem ser mais complexas que isso.
Ao que pese sobre Lula alcançar os seus maiores aos patamares entre aqueles que nele despejaram votos em peso (pobres, negros, poucos anos de estudo), as taxas de apoio a ele e repúdio aos juros são altas mesmo entre os que têm ensino superior, empresários e brancos. Ou entre os eleitores de Jair Bolsonaro.
VEJA A PESQUISA COMPLETA DO DATAFOLHA
A pesquisa do DATAFOLHA divulgada na noite de ontem, dia 2, aponta que 80% dos entrevistados avaliam que o presidente Lula (PT) age bem ao pressionar o Banco Central pela redução da taxa de juros. Para 16%, ele age mal. Na mesma pesquisa, divulgada pela FOLHA DE S. PAULO, 71% dos entrevistados afirmaram que a taxa básica de juros, de 13,75% ao ano, está mais alta do que deveria. Destes, 55% dizem que está muito mais alta, enquanto 16% afirmaram que está um pouco mais alta do que deveria.
- Os Detalhes
71% dos entrevistados afirmaram que a taxa de juros está mais alta do que deveria;
Destes, 55% dizem que está muito mais alta e 16% afirmaram que está um pouco mais alta; 17% dos entrevistados afirmaram que a taxa de juros está no patamar adequado; 5% acreditam que a taxa de juros está mais baixa do que deveria; 6% não souberam responder.
Comportamento de Lula pela redução de juros:
80% dizem que o presidente está agindo bem; 16% afirmam que está agindo mal; 5% não souberam responder.
Apoio ao presidente neste tema:
85% dos brasileiros que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.064) concordam com o presidente; 84% dos brasileiros com até o ensino fundamental concordam com o presidente; 91% dos desempregados e que estão sem procurar emprego concordam com o presidente; 84% daqueles que se declaram pretos concordam com o presidente; 24% dos brasileiros com ensino superior afirmaram que o presidente age mal ao pressionar o Banco Central; 28% entre os empresários;19% entre os que se declaram brancos
O poder é do povo
Será que tem gente opinando sem entender de economia? Bom, talvez, mas quando assunto é dinheiro, acredito que todos têm sim opiniões relevantes, até porque, todos, senão a maioria, pagam boletos. Não obstante, compreenderam o impacto negativo das suas opiniões, pois a mesma elite que vocifera contra o aumento do salário mínimo acima da inflação, dizendo que a economia não aguenta, são os que defendem os juros altos do Banco Central. Nobre leitor, as análises dum “disclaimer”, de investimento, é sempre conveniente.
Parece um referendo a tal matéria, um tipo de confirmação de Lula na Presidência, mas 80%? Bom, talvez por bom senso, até eleitores de Bolsonaro estão com o petista… É a Democracia, que dá à população o direito de fazer as suas escolhas e arcar com as consequências, é algo superestimado.
Harrison S. Silva, colunista do Portal Política