Lula tem apoio da sociedade sobre pressão no Bacen

Banco Central do Brasil

As taxas de apoio a ele e repúdio aos juros são altas mesmo entre os que têm ensino superior, empresários e brancos.

Durante semanas, analistas e economistas disseram que o Brasil repudia as críticas públicas que Lula vem fazendo contra os juros altos mantidos pelo Banco Central do Brasil (Bacen). De acordo com o instituto, a esmagadora maioria da população (80%) apoia a pressão de Lula sobre o banco pela redução dos juros, enquanto apenas 16% torcem o nariz para isso. E 71% acreditam que os juros estão mais altos do que deveriam, 17% dizem que estão adequados e 5%, mais baixos do que o necessário.

Apesar de existir na economia diferentes correntes de pensamento, apresentando diferentes maneiras de enfrentar um problema, os arautos bradavam que ciência era a deles. O resto, truque vagabundo de mágica. Ou seja, com inflação, subam-se os juros, ignorando que respostas podem ser mais complexas que isso.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao que pese sobre Lula alcançar os seus maiores aos patamares entre aqueles que nele despejaram votos em peso (pobres, negros, poucos anos de estudo), as taxas de apoio a ele e repúdio aos juros são altas mesmo entre os que têm ensino superior, empresários e brancos. Ou entre os eleitores de Jair Bolsonaro.

VEJA A PESQUISA COMPLETA DO DATAFOLHA

A pesquisa do DATAFOLHA divulgada na noite de ontem, dia 2, aponta que 80% dos entrevistados avaliam que o presidente Lula (PT) age bem ao pressionar o Banco Central pela redução da taxa de juros. Para 16%, ele age mal. Na mesma pesquisa, divulgada pela FOLHA DE S. PAULO, 71% dos entrevistados afirmaram que a taxa básica de juros, de 13,75% ao ano, está mais alta do que deveria. Destes, 55% dizem que está muito mais alta, enquanto 16% afirmaram que está um pouco mais alta do que deveria.

  • Os Detalhes

71% dos entrevistados afirmaram que a taxa de juros está mais alta do que deveria;

Destes, 55% dizem que está muito mais alta e 16% afirmaram que está um pouco mais alta; 17% dos entrevistados afirmaram que a taxa de juros está no patamar adequado; 5% acreditam que a taxa de juros está mais baixa do que deveria; 6% não souberam responder. 

Comportamento de Lula pela redução de juros:

80% dizem que o presidente está agindo bem; 16% afirmam que está agindo mal; 5% não souberam responder.

Apoio ao presidente neste tema:

85% dos brasileiros que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.064) concordam com o presidente; 84% dos brasileiros com até o ensino fundamental concordam com o presidente; 91% dos desempregados e que estão sem procurar emprego concordam com o presidente; 84% daqueles que se declaram pretos concordam com o presidente; 24% dos brasileiros com ensino superior afirmaram que o presidente age mal ao pressionar o Banco Central; 28% entre os empresários;19% entre os que se declaram brancos

O poder é do povo

Será que tem gente opinando sem entender de economia? Bom, talvez, mas quando assunto é dinheiro, acredito que todos têm sim opiniões relevantes, até porque, todos, senão a maioria, pagam boletos. Não obstante, compreenderam o impacto negativo das suas opiniões, pois a mesma elite que vocifera contra o aumento do salário mínimo acima da inflação, dizendo que a economia não aguenta, são os que defendem os juros altos do Banco Central. Nobre leitor, as análises dum “disclaimer”, de investimento, é sempre conveniente.

Parece um referendo a tal matéria, um tipo de confirmação de Lula na Presidência, mas 80%? Bom, talvez por bom senso, até eleitores de Bolsonaro estão com o petista… É a Democracia, que dá à população o direito de fazer as suas escolhas e arcar com as consequências, é algo superestimado.

 

Harrison S. Silva, colunista do Portal Política

você pode gostar também