Impactos da importação de arroz é tema de debate em comissão da Câmara dos Deputados

O Brasil deve importar arroz para fazer frente à perda de produção; confira.

Foto: Reprodução

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira, dia 18, audiência pública sobre a avaliação da decisão do governo federal sobre a necessidade de importar 1 milhão de toneladas de arroz e o impacto disso na cadeia produtiva. O debate será realizado às 10h15min, no plenário 6, e atende a pedido dos deputados Coronel Meira (PL-PE) e Tião Medeiros (PP-PR).

 

Deputados federais Coronel Meira (PL-PE) e Tião Medeiros (PP-PR) | Foto: Reprodução
Deputados federais Coronel Meira (PL-PE) e Tião Medeiros (PP-PR) | Foto: Reprodução

 

Os parlamentares explicam que o governo federal anunciou inicialmente a alocação de R$ 416 milhões para a compra de 104,03 mil toneladas de arroz importado, respondendo à alta nos preços causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Contudo, o leilão que fora planejado para essa aquisição foi suspenso para aprimoramento do programa e,  então, foi definido um valor adicional de cerca de R$ 6,7 para essas operações.

No entanto, há questionamentos sobre a necessidade da importação e o temor de que os preços subsidiados desestimulam os produtores locais. Os parlamentares esperam, com o debate, discutir esses pontos e buscar um consenso sobre a melhor estratégia para estabilizar o mercado de arroz no Brasil. De acordo com a previsão de maio da Conab, o Brasil deverá produzir 10,5 milhões de toneladas de arroz, um aumento de 4,6% em relação à temporada passada, com a safra do Rio Grande do Sul crescendo 4,9%, para 7,2 milhões de toneladas.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias (com adaptações)

você pode gostar também