Tendo-o como exemplo, Comissão da Câmara recebe ministro do país para conhecer plano que reduziu homicídios no país.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados recebe hoje, dia 23 de maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro, que fará uma apresentação sobre o plano de segurança do seu país. O encontro será realizado às 10 horas, no plenário 6.
O deputado Osmar Terra (MDB-RS), que pediu a audiência, lembrou que há dois anos El Salvador era um país muito violento e já completou 300 dias sem homicídios. O país adotou o Plano de Segurança de Controle Territorial e decretou estado de emergência, que na sua quinta fase permitiu cercar vários municípios e comunidades em conflito com alta incidência de gangues e homicídios, levando milhares de criminosos à prisão.
“Se a tendência atual continuar, El Salvador poderá se tornar um dos países mais seguros do mundo, com a prisão de mais de 61 mil pessoas, considerando membros de gangues e suspeitos de colaboração. Algo que ajudou a garantir a redução desses números é a manutenção do estado de emergência, que no dia 27 de março do corrente ano completou um ano“, disse Osmar Terra.
O regime de exceção adotado em El Salvador é criticado por organismos de defesa dos direitos humanos, mas conta com o apoio da população local.Segundo estatísticas da Polícia Nacional Civil (PNC), em áreas como no município de Soyapango, a taxa de homicídios caiu para 3 mortes por 100 mil habitantes, quando no passado era de 73.
Por Harrison S. Silva