Flávio Rodrigues Nogueira nasceu em Alto Santo, Ceará, em 1953, filho de Rubens Nogueira Bessa e Raimunda Rodrigues Nogueira. Ele é médico e já foi professor de Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina de Valença.
Carreira política
Flávio Nogueira iniciou sua carreira política como suplente de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 1998. Posteriormente, migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e foi eleito deputado estadual em 2002 e 2006.
Em 2010, foi candidato a vice-governador na chapa de João Vicente Claudino pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não alcançou o segundo turno. Após a eleição, apoiou a reeleição do governador Wilson Martins e foi nomeado presidente do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP).
Em 2014, foi eleito suplente de deputado federal pelo PDT e assumiu o mandato em 2015 após a nomeação de Marcelo Castro como ministro da Saúde. Desde então, Flávio Nogueira tem se destacado em importantes comissões na Câmara dos Deputados e foi secretário de Defesa Civil, secretário das Cidades e secretário de Turismo durante os governos de Wellington Dias no Piauí.
Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Piauí com 111.672 votos, e em 2022 deixou o PDT e retornou ao PT, onde conseguiu a reeleição com 100.151 votos.
Trabalhos acadêmicos e literatura
Flávio Nogueira é autor de diversos trabalhos acadêmicos no campo da Medicina e já foi editor da revista médica do Hospital São Marcos, intitulada "Prosa Eletrônica – Apontamentos do Cotidiano". Em 2021, lançou seu primeiro livro, "Contos do Velho Chico", uma coletânea de contos inspirados na região do rio São Francisco.