Denúncia de manipulação do relatório Focus do Bacen é gravíssima, pontua Gleisi Hoffmann

Para a deputada, é o mercado quem manda na autarquia, ela é autônoma; entenda

Foto: Gustavo Bezerra

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu à nova denúncia envolvendo o relatório Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central (Bacen). Gestores de fundos e economistas participantes do boletim do banco, de acordo com Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, combinam os resultados previamente entre eles para influenciar as decisões da autarquia. Gleisi cobrou que o caso seja apurado pela Justiça.

“Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC autônomo. É crime e tem que ser investigado.” Afirmou a deputada pela Bluesky.

Caso de Justiça

Após recente denúncia feita pelo economista Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta, o Ministério Público (MP) entrou com uma representação interna, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), para a adoção das medidas necessárias a identificar eventuais desvios de finalidade pelo Comitê de Política Monetária do banco na definição da taxa Selic. Na última reunião, o Copom decidiu elevar a Selic ao patamar de 10,75%, uma das mais altas taxas de juros praticadas em todo mundo, mesmo com o bom desempenho da economia sob a administração Lula.

 

Fonte: Partido dos Trabalhadores (com adaptações)

você pode gostar também