BNDES e CEF garantem a Jayme Campos financiamentos sustentáveis a Mato Grosso

O senador mato-grossense voltou a reivindicar ações para viabilizar o uso do transporte de grãos através de rios navegáveis; entenda.

Foto: Reprodução

O diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, ex-ministro Nelson Barbosa; e o superintendente de Serviços de Governo da Caixa, Flavio Gavazza, garantiram ao senador Jayme Campos (União-MT) que Mato Grosso será beneficiado com linhas de financiamentos sustentáveis. Na Comissão de Infraestrutura do Senado, eles debateram nesta terça-feira, dia 23, os investimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Senador da República Jayme Campos (União-MT) | Foto: Reprodução
Senador da República Jayme Campos (União-MT) | Foto: Reprodução

 

O senador mato-grossense manifestou preocupação com aspectos relacionados à transição energética e redução das emissões de carbono no planeta. Nesse sentido, cobrou do BNDES e Caixa informações sobre as estratégias que estão sendo adotadas para promover um ambiente favorável aos negócios, mas também a proteção do meio ambiente e a inclusão social por meio desses investimentos.

Jayme Campos pediu ainda aos debatedores um plano destinado a apoiar e financiar projetos relacionados ao próprio agronegócio, visando aumentar a produtividade, promover a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento na região. Ele ressaltou a capacidade de produção do estado, mas enfatizou que a logística segue sendo o fator determinante para encarecer a produção e seus custos.  Ele voltou a reivindicar a consolidação das obras estruturantes das BRs 158 e 242.

“São potenciais fantásticos e que até hoje, lamentavelmente, não são explorados de forma adequada, de forma sustentável. É um dos melhores transportes, não poluentes. Sem dúvida alguma, um dos meios de transportes mais baratos.” Frisou o senador.

Durante a audiência pública que debateu o PAC, Nelson Barbosa confirmou que uma das prioridades do BNDES neste momento, dentro do programa, é a conclusão da Ferrovia de Integração do Centro Oeste, a FICO, que ligará o Araguaia a ferrovia Norte-Sul, e a consolidação da saída a Oeste, com a ligação Mato Grosso a Rondônia pela BR-264. Barbosa garantiu que o agronegócio em Mato Grosso seguirá sendo apoiado também com linhas de financiamento para armazenagem para não deixar o produtor exposto a variações de preços.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Jayme Campos (com adaptações)

você pode gostar também