Os deputados da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) receberam nos primeiros minutos de 1° de janeiro de 2023 mais de 250 pessoas entre políticos, integrantes de órgãos públicos e convidados, para a primeira posse de governador e vice-governador do Brasil este ano. A cerimônia oficial seguiu uma série de ritos como juramento, entrega de faixa, palavra do governador em exercício e do novo gestor. Antes da solenidade, Clécio Luís participou de uma festa popular ao lado do Teatro das Bacabeiras, no centro de Macapá.
Na ocasião, o governador Clécio Luís afirmou que um dos focos do seu governo será realizar obras estruturantes no estado, a exemplo da BR 156 e da ponte sobre o Rio Jari. “Também será prioridade do nosso governo combater a fome no Amapá. O mesmo programa que serviu para ganhar a eleição será implementado agora. Vamos reafirmar os pontos como saúde, educação emancipadora, emprego e renda, segurança pública e combate à pobreza.” Segundo ele, não é uma obra de um homem só.
“Precisamos de todo mundo, a imprensa, as autoridades judiciais, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, autoridades das mais diversas ordens, as lideranças comunitárias.” O governador também comentou que quer mostrar muito trabalho. “O trabalho é a única força capaz de produzir riquezas e de mobilizar pessoas, de juntar esforços para mudar a realidade”, completou.
Os convidados e imprensa lotaram o Plenário do Palácio Nelson Salomão, sede da Alap, na Avenida Fab. A posse contou com a presença do presidente da casa, o deputado Kaká Barbosa, e da mesa diretora composta pela deputada Edna Auzier e pelo deputado Jory Oeiras. Acompanharam também o governador Waldez Góes, o desembargador Adão Carvalho, representando o Tribunal de Justiça, o presidente do Tribunal de Contas, Michel Houat Harb, a procuradora geral do Ministério Público do Amapá, Ivana Cei, e o senador Davi Alcolumbre.
O senador, inclusive, fez um discurso contagiante e foi aplaudido de pé no Plenário Dalto Martins. “Que a gente possa ter um Ano Novo de muitos sonhos realizados, de muitas conquistas para o povo do Amapá porque tenho certeza absoluta que isso é o que toca a todos os corações que estão aqui. Com a vontade de Deus e do povo, elegemos novos representantes, em especial o governador e vice que hoje tomam posse para essa grande e honrosa missão de nos liderar.”
O ex-governador Waldez Góes, atual ministro de Integração e Desenvolvimento Regional do Governo Lula, acredita que a posse é um exemplo de valorização à democracia. “O governador teve junto com Teles a aprovação pelo voto livre no primeiro turno. Isso é significativo, é a consagração do sistema político democrático brasileiro, que hoje, com a posse, consolida e solidifica a defesa da democracia com o apoio das instituições democráticas a exemplo do poder legislativo, do poder judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e sobretudo do governador.”
Na sessão extraordinária, o hino nacional brasileiro foi interpretado pelas cantoras Silmara Lobato e Ariel Moura e dos músicos Anthony Barbosa, Edson Costa e Eloísa Sacaca. Já a Canção do Amapá foi interpretada pelas cantoras Patrícia Bastos e Brenda Melo. A cerimônia foi encerrada por volta das 2h30.