A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove audiência pública, a pedido do deputado federal Reimont (PT-RJ), sobre as implicações da adoção da bula digital de medicamentos. Prevista na Lei 14.338/22, a medida abre caminho para a dispensa de bulas impressas nas embalagens de certos medicamentos, com a inclusão, nas embalagens, dum código de barras bidimensional (QR Code) para leitura rápida.
“Vale destacar que o Brasil conta com cerca de 36 milhões de pessoas que não têm acesso à internet. Temos ainda uma população de 22 milhões de idosos que, embora dependam diariamente de diversos medicamentos, têm grandes dificuldades com os meios e as plataformas digitais”, aponta o deputado.
Vejamos
A possibilidade da supressão da bula impressa de um grande número de medicamentos pode acarretar no impedimento de acesso a informações de suma importância para milhões de brasileiros. O link também permitirá o acesso a informações adicionais, como vídeos e outras instruções que ajudem no uso adequado do medicamento.
Fonte: Agência Câmara de Notícias (com adaptações)