A caminho de 2023

Capitais brasileiras retomam grandes festas de Réveillon para comemorar chegada de 2023. Veja a programação dalgumas cidades.

Ao menos 23 capitais brasileiras confirmaram que terão festa para comemorar a chegada de 2023 com apresentações musicais e queima de fogos. Algumas delas estão retomando os eventos agora, após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19.

A véspera de Ano-Novo, também chamada de Réveillon (em francês) é a festa de virada de ano. Refere-se ao dia precedente a 1⁰ de janeiro, nos países que seguem o calendário gregoriano.

Algumas capitais que confirmaram as atrações
⦁ Em Aracaju (SE), a apresentação acontece na Orla da Atalaia. A festa começa às 21h, do dia 31 de dezembro, com shows de Big Love, Jão, Diogo Nogueira e Ninha da Bahia.

⦁ Belém (PA), a famosa Estação das Docas, em Belém, vai embalar a virada do ano para 2023 com vários shows e a tradicional queima de fogos. Serão oito horas de celebração, que começará às 21h do dia 31 de dezembro e vaj até às 4h do dia 1º de janeiro de 2023.
⦁ Em Minas, a tradicional Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, será palco para o Réveillon. Serão três estruturas com apresentações de grupos de funk, blocos carnavalescos e duelos de MCs.

⦁ Brasília terá ao menos cinco locais com atrações: o Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), a Prainha dos Orixás, em Gama, Ceilândia e Sobradinho. A programação atende a todos os gostos, com grupos locais e DJs presentes nos dois dias de evento e a atração principal da noite de Réveillon será a cantora Vanessa da Mata.

⦁ Em Florianópolis, o palco, que ficará perto do trapiche da Beira-mar Norte, terá shows e 15 minutos de queima de fogos. As apresentações musicais começam a partir das 20h e também poderão ser vistas em quatro telões distribuídos perto do bolsão do trapiche.

⦁ A festa em João Pessoa será no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, e vai contar com apresentações dos cantores Ranniery Gomes, Nando Cordel e da banda Cavaleiros do Forró.

⦁ A prefeitura de Macapá anunciou que a festa contará com um trio elétrico, do Complexo do Araxá ao Mercado Central, levado pela banda Filhos da Bahia.

⦁ Em Natal, estão previstos shows em Ponta Negra e na Redinha, com queima de fogos e shows. As atrações sobem ao palco às 19h30min do sábado (31), na Praça dos Gringos, em Ponta Negra, e às 22h30min, na Redinha.

⦁ A virada de ano em Porto Alegre (RS) terá apresentações musicais e queima de fogos na Orla do Guaíba. Uma a foi montada para que público tenha mais conformo. O espaço limitado terá acesso gratuito, mas será necessário registrar presença e retirar ingresso.

⦁ A maior festa de Réveillon do país, no Rio de Janeiro, contará com dois palcos na orla de Copacabana: Palco Copacabana, em frente hotel Copacabana Palace, terá como atrações: Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da bateria da Acadêmicos do Grande Rio e DJs. Palco Carioca, em frente à Avenida Princesa Isabel, terá shows de: Mart’nália, Bala Desejo, Gilsons, Preta Gil, bateria da Beija-Flor e DJs.

⦁ A Avenida Litorânea será palco do Réveillon em São Luís, com apresentações do grupo Raiz Tribal, grupo Argumento, Bicho Terra, Taty Girl, Erickson Andrade, entre outros artistas. A programação começa na tarde do dia 31 e deve passar das 2h da manhã.

⦁ A Avenida Paulista volta a receber a festa da virada de 2022 para 2023. Neste ano, serão 12 minutos de queima de fogos silenciosa, assim como em anos anteriores. O palco, localizado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, receberá Fafá de Belém com Aíla e Roberta Carvalho, Padre Fábio de Melo com Ziza Fernandes, o rapper Xamã, Tierry, Leonardo e a Escola de Samba Mancha Verde.

As tradições do Réveillon
Na festa de Réveillon, muitas pessoas seguem rituais de uso de cores, de acordo com o que cada uma pode significar para atrair o que deseja no novo ano. Pelo senso comum, as cores têm o poder de atrair vibrações específicas e, por isso, usar uma roupa de cor específica na virada do ano pode contribuir para um bom ano.

 


O significado das cores também tem importância para quem deseja um 2023 com saúde e bem-estar. Muito tradicional no Brasil durante o Réveillon, o branco geralmente é usado por quem deseja paz e harmonia no ano novo. Vale frisar que a cor branca simboliza também a pureza. Por isso, a cor branca é indicada para quem tem como meta mandar embora as energias ruins do passado. Pela psicologia das cores, ramo que estuda como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções, o branco é a cor ideal para a entrar no ano que entra.
Simone Tebet, de branco, futura ministra do Planejamento e Orçamento de Lula

 

Harrison S. Silva, do Portal Política

você pode gostar também