Inaugurada em 21 de abril de 1962, a Universidade de Brasília foi concebida com a promessa de reinventar a educação superior. Assim, senadores homenageiam os 60 anos da UnB e apontam desafios.
Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa. Tem o papel, ademais, de entrelaçar as diversas formas de saber e formar profissionais engajados na transformação do país. É referência no Brasil e no exterior nos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política, Economia, Direito e Antropologia.
Na Tribuna Senatorial, a sua congratulação
Senadores destacaram nesta segunda-feira, dia 25, a qualidade do ensino e o caráter democrático da Universidade de Brasília (UnB) durante sessão especial que homenageou os 60 anos da instituição. Os convidados da sessão, porém, criticaram os cortes orçamentários na educação e a desvalorização dos profissionais do setor. Eles avaliaram ainda que a manutenção do regime democrático está hoje sob risco no Brasil. A homenagem foi requerida pela senadora Leila Barros (PDT-DF), que presidiu a sessão, ao lado do senador Izalci Lucas (PSDB-DF); da reitora da UnB, Márcia Abrahão, entre outros.
Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília
Senadores Izalci Lucas e Leila Barros, requerentes da sessão de congratulação da UnB
Após a execução do Hino Nacional, Leila Barros destacou que a UnB foi criada para conduzir a educação superior brasileira ao futuro, tendo como um de suas ambições formar uma geração de profissionais que transformaria o país. Márcia Abrahão agradeceu ao Senado a realização da sessão e disse que o apoio dos deputados e senadores do Distrito Federal tem sido fundamental para a UnB, em especial no período atual de severa restrição orçamentária. De acordo com a reitora, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira sonharam com uma universidade com um projeto político pedagógico ousado.
A Universidade de Brasília
Inaugurada exatamente dois anos após a capital federal, em 21 de abril de 1962, a Universidade de Brasília (UnB) foi concebida com a promessa de reinventar a educação superior, entrelaçar as diversas formas de saber e formar profissionais engajados na transformação do país. A UnB é uma instituição de ensino superior pública brasileira localizada em Brasília, no Distrito Federal, sendo uma das maiores instituições de ensino superior da região Centro-Oeste e uma das mais importantes do país. A ideia de estabelecer uma universidade na nova capital surgiu ainda durante a construção de Brasília; portanto, cabe notar que houve muita resistência para a criação da UnB. Os assessores do próprio presidente Juscelino Kubitschek, na época, queriam que a nova capital estivesse livre de badernas estudantis, assim como de greves de operários fabris. Contudo, o movimento estudantil da UnB segue em linha de frente hoje, pois, pela sua autonomia, independentemente de qualquer Governo que apareça e ameace a educação e a democracia, ela sempre guiar-se-á pela sua essência politizada.
Vista panorâmica do Instituto Central de Ciências (ICC), o cerne da universidade
Com quatro campi, sendo estes em Brasília (Campus Darcy Ribeiro), em Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), em Gama (Faculdade UnB Gama) e em Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia), a UnB possui um projeto pedagógico ousado, entenda. Ela é diferente de tudo o que existia no Brasil, capaz de dominar todo o saber humano e de colocá-lo a serviço do desenvolvimento nacional.
Harry
@harry86_