A pouco mais de três meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que irá comandar a Casa no biênio 2025/2026, três nomes já surgiram na disputa à Presidência da Câmara. Na semana passada o presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) anunciou o seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que será candidato pelos partidos que compõem o bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos, do qual é vice-líder. Poucas horas depois, dois outros deputados: Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), também confirmaram as suas candidaturas à Presidência da Casa.
“Vocês me conhecem: eu dialogo com a esquerda, com a direita e com o centro. O consenso não é buscar entre os desiguais, mas buscar pautas comuns a todos que a gente possa defender e colocar em votação na Casa, com previsibilidade, e isso eu vou fazer”, disse Brito.
“O meu objetivo é permitir que surjam as melhores decisões para o País, assegurando a participação efetiva dos 513 deputados desta Casa”, afirmou Eliminar.
O parlamentar baiano afirmou que a sua candidatura se firma na renovação e no fortalecimento da democracia, valorizando a diversidade de pensamentos. Ao todo, 147 deputados integram o grupo. A eleição da nova Mesa será no início de fevereiro, em data a ser confirmada.
Fonte: Agência Câmara (com adaptações)