Senadora Professora Dorinha reafirma compromisso para construir o Hospital Universitário da UFT

“O hospital vem para a ajudar a comunidade, mas também contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, pacientes, e claro, a saúde do estado”, disse a senadora.

Foto: Reprodução

A Senadora Professora Dorinha (União-TO) junto com ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, esteve no Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para viabilizar a construção da implantação do Hospital Universitário da UFT (HUFT) e para a assinatura do termo de doação do prédio público que sediará a Casa do Estudante da UFT. A parlamentar, que é parceira da UFT desde o seu primeiro mandato como deputada federal, lembrou que o sonho do HUFT é antigo, e que houve diferentes mobilizações de estudantes, professores, reitor, e que já havia destinado recursos para a construção do hospital, assim como outros parlamentares, mas não havia um projeto e a licitação atrasou, o que fez com o hospital não saísse do papel novamente.

Senadora Professora Dorinha (União-TO), à direita, exibindo a planta do hospital | Foto: Reprodução
Senadora Professora Dorinha (União-TO), à direita, exibindo a planta do hospital | Foto: Reprodução

O valor da obra de construção do HUFT é estimado em mais de 200 milhões de reais. E é preciso mais do que a disposição e o dinheiro para o hospital deixar de ser um sonho.  “Há disposição. O que nós precisamos entender qual é o melhor formato, para que o recurso seja colocado, com o projeto atualizado, a gente consiga iniciar a obra. Não vamos conseguir fazer um hospital inteiro, mas vamos começar a primeira etapa e colocar à disposição. Vai ser compromisso da bancada federal. Enquanto o hospital não for entregue, nós não vamos parar de colocar recursos”, afirmou a senadora que também é coordenadora da bancada federal no Congresso.

O ministro

O ministro Padilha reiterou a fala da senadora e reforçou a ideia de que o HUFT vai mudar atendimento na cidade: “O Hospital Universitário vai transformar não só a formação dos profissionais de saúde, vai colaborar para a pesquisa e o conhecimento, mas também vai transformar o atendimento à população, não só da cidade de Palmas, mas de toda a região.  O hospital é um espaço de formação com qualidade nas diversas áreas dos cursos oferecidos pela universidade, e unidade hospitalar vai ajudar a melhorar todo o sistema de saúde, não só pelo atendimento, mas pela capacidade que vai desenvolver, influenciar e melhorar a qualidade do trabalho feito pelo município e pelo próprio estado. O hospital universitário, mais do que atendimento, é um espaço de pesquisa, de extensão, de desenvolvimento e inovação, não só na Medicina, mas também para todas as outras áreas, afinal um hospital não é feito somente de médicos. Há outras especialidades como educação, serviço social, psicologia, nutrição que também atuam dentro do ambiente hospitalar, e se fazem necessárias para o desenvolvimento dos estudantes e atendimento à população.”

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da senadora Professora Dorinha

você pode gostar também