Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral, no dia 27 de abril de 1963, filho do defensor público José Euclides Ferreira Gomes Junior e da professora Maria José Santos Ferreira Gomes. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde iniciou as atividades políticas no Centro Acadêmico do curso.
Em 1990, foi eleito deputado estadual e reeleito em 1994. No ano seguinte, foi escolhido para presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Nos seus mandatos como deputado, Cid Gomes já estabeleceu a educação como sua grande prioridade, tendo defendido temas como o aumento de investimentos na área e a valorização dos profissionais da educação.
Em 1996 elegeu-se prefeito de Sobral, sendo reeleito em 2000. Nesse período, iniciou uma verdadeira revolução na educação do município, o que permitiu que Sobral tenha hoje o melhor resultado do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Foi governador do Ceará por duas vezes, nos períodos de 2007/2010 e 2011/2014, e teve como principais marcas os investimentos em infraestrutura, com obras de estradas, adutoras e escolas, e na saúde, descentralizando o atendimento com a construção de hospitais regionais.
Tão logo concluiu seu mandato de governador, assumiu o Ministério da Educação, em janeiro de 2015, a convite da então presidenta Dilma Housseff. No Ministério, priorizou a valorização dos professores e uma de suas primeiras medidas foi o anúncio do aumento de 13% no piso nacional dos professores.
Em 2018 foi eleito para representar o Ceará no Senado Federal, tendo sido o senador mais votado da história do Estado.
Em 2018, Cid Gomes se candidatou a senador pelo Ceará e foi eleito com 3.228.533, o equivalente a 41,62% do eleitorado cearense. Foi o senador mais votado da história política do Ceará. Em Brasília, integra as comissões de Assuntos Econômicos (CAE); Assuntos Sociais (CAS); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Educação, Cultura e Esporte (CE); e Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. (CTFC) Integra também a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude e a Frente Parlamentar dos Senadores dos Estados do Norte e do Noreste.
Apresentou diversas proposições, entre elas projeto de decreto legislativo para suspender decreto editado no final de 2018, pelo ex-presidente Michel Temer, que acabou com os descontos tarifários de energia elétrica, água, saneamento e irrigação aos consumidores rurais; e a proposta de emenda à Constituição para alterar a forma de rateio do ICMS repassado pelos Estados aos municípios brasileiros, determinando que os estados tenham maior autonomia para definir critérios legais e prioridades no repasse dos recursos do imposto e, com isso, haja maior equidade no rateio. As propostas apresentadas pelo senador estão em tramitação no Senado e podem ser consultadas na página do Senado Federal.