Após 89 anos, Santa Catarina voltou a ter uma deputada estadual negra na quinta-feira (19). Vanessa da Rosa, primeira suplente do PT, vai ficar no cargo até 20 de novembro, durante a licença do deputado Padre Pedro (PT).
A primeira parlamentar negra na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e também do país, foi a professora Antonieta de Barros, em 1934.
Docente há 33 anos, Vanessa da Rosa é ex-secretária de Educação de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ela disputou as eleições em 2022, conquistando 16.832 votos.
Ao tomar posse, a deputada disse que tem como principal missão a luta pela causa negra. Ela citou como inspirador o legado de Antonieta .
“Será um mandato breve, mas gigante, com um simbolismo histórico para as mulheres catarinenses, em especial, para as mulheres negras”, afirmou.
Ela destacou que também estão em suas pautas a defesa da educação, a luta pelos jovens e o combate a violência contra a mulher.
“Foi um sonho coletivo, comungado por mais de 16 mil catarinenses e hoje concretizado. Estou muito feliz, sou muito grata, em especial, ao deputado Padre Pedro por permitir esse momento”, finalizou.