Para a deputada Sâmia Bomfim, pedido de impeachment de Lula após a sua fala sobre Israel é patético

Pedir o impeachment de Lula com base na fala do presidente sobre Israel é patético, afirmou a parlamentar de São Paulo.

Foto: Reprodução

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) classificou o movimento para pedir o impeachment de Lula como oportunista e um repúdio de ocasião. A parlamentar citou os casos dos deputados Bia Kicis (PL-DF) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que já deram declarações antissemitas.

 

 

Leiamos as suas manifestações

Acho o movimento de pedido de impeachment um pouco patético. Acho natural que aconteça, principalmente porque ele foi impulsionado pelos bolsonaristas e parlamentares do PL, que estão em um momento de crise muito profunda, principalmente em função das últimas operações da Polícia Federal. Eles se utilizam desse contexto para tentar disputar a narrativa e virar a postura. Muitos […]. É um repúdio de ocasião, um oportunismo para tentar, de algum modo, virar o jogo diante de uma crise que eles enfrentam e enfraquecer o governo Lula, mas isso não deve prosperar.

Não fosse essa comparação, dificilmente haveria repercussão e reação internacional aos horrores em Gaza. Foi uma comparação corajosa e necessária. É importante que o governo brasileiro esteja um passo à frente de uma reação que tem sido vagarosa. Ter uma fala contundente, que movimente as peças da forma como se deu, coloca o Brasil na dianteira de um movimento que pode se tornar histórico

Tentar não sair da linha do discurso decorado e preparado será um grande desafio para o Bolsonaro. Independentemente disso, dificilmente mudará a situação jurídica dele, que é muito complicada. Não será uma virada da correlação de forças, mas pode ser o fim derradeiro dessa força política que ele tem.

 

 

Ilação

A deputada considera que Lula deu a medida dos horrores em Gaza ao fazer ao comparar os ataques de Israel com o holocausto. A parlamentar avaliou a declaração do presidente como contundente e corajosa e a vê com efeito positivo. E mais… para a deputada, a manifestação convocada por Jair Bolsonaro para o próximo domingo, dia 25, na Avenida Paulista pode significar o fim da força política do ex-presidente da República.

 

Fonte: UOL, com adaptações

você pode gostar também