O Portal Política no Parlamento do Brasil

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Entenda

Muito embora o termo geralmente se refira à cobertura de governos civis, convenções partidárias e do poder político, o Jornalismo Político é uma área do Jornalismo que inclui a análise de todos os aspectos da política, assim como da Ciência Política. Contudo, a análise aqui, a um só tempo, é no Poder Legislativo, mais precisamente no Legislativo federal, isto é: Câmara dos Deputados, a Casa baixa, e o Senado Federal, a Casa Alta.

Entrevistas, releases, conversas com deputados e senadores, são algumas das pautas que Brasília, pelo Congresso Nacional, têm a oferecer ao Jornalismo político voltado ao público. Assim, o Portal Política é a sua fonte segura dos bastidores da Capital e tem como eu, Harrison S. Silva, jornalista político do veículo de mídia em questão como foca, juntamente com a equipe de editores que fica na sede do jornal digital. Nobre leitor-internauta, acompanhe a seguir o mundo jornalístico do nosso sistema legislativo bicameral.

Na Câmara dos Deputados

Participar das comissões, entrevistando os seus presidentes para mostrar ao pública do porquê que os Projetos de Leis devem passar por elas (são 30 no total) antes de ir ao Plenário da Presidência da Casa para a aprovação final, assistir às audiências públicas, além dalguns eventos que a Casa promove, faz parte da minha rotinha quando vou à Casa do Povo. Ir à Câmara dos Deputados é uma aventura e um grande aprendizado, pois os 513 representantes do povo brasileiro têm ideologias abrasantes e as defende de forma peremptória. Em praticamente todas as audiências públicas que a Casa promove há brigas, discussões, mas também muito diálogo para que se convirjam a uma ideia, uma lei, um projeto, que fique perto de satisfazer a todos.

No Senado Federal

Na Casa Alta do Brasil, que é a Casa revisora, o trabalho é um pouco diferente, digo em questão de agenda, pois cada entrevista é um goal. Ora, muito embora tenha menos parlamentares na Casa que representa os estados do Brasil, são 81, e também menos comissões, apenas 13, os senadores da República, talvez pela maturidade, visto há uma idade mínima para o ser, 35 anos consoante a nossa Constituição Federal, têm discussões menos acalorada e mais diplomática que na Casa vizinha. Mas não se engane, é necessaríssimo que as duas Casas conversem para que o Poder Legislativo do Brasil, o Congresso Nacional, seja uma voz atuante perante os outros 2 poderes e fazer jus à Praça dos 3 Poderes, em Brasília.

Ilação

Podemos dizer, assim, que o Jornalismo Político é o ponto de intersecção da Comunicação Social com a Ciência Política. O Jornalismo político visa fornecer aos leitores e eleitores as informações para formular a sua própria opinião e participar de assuntos comunitários, locais ou nacionais aos quais afetá-los-ão. Dessarte, daqui de Brasília, com o celular na mão e a minha vocação para o Jornalismo político, visto que a minha formação intelectual tem raízes políticas, tanto na Universidade de Brasília (UnB) quanto no Portal Política, faço as minhas coberturas jornalísticas para ganhar a credibilidade tanto da fonte, os políticos, como da nossa audiência.

Ademais, arrisco-me a dizer que é a área mais importante do Jornalismo, visto que há tamanha exigência de intelectualidade dos focas (jornalistas), dos colunistas, dos comentaristas e das fontes. Dessarte, o Jornalismo político frequentemente inclui opiniões, pois os eventos políticos atuais podem ser tendenciosos nas suas reportagens. Assim, quero lhe convidar para conhecer os quase 600 parlamentares que nos representam por meio das nossas matérias jornalísticas pelo olhar do veículo sem ideologias e com imparcialidade, algo tão caro para o Jornalismo, o Portal Política.

 

Harrison S. Silva, jornalista

Chefe de Redação do Portal Política

você pode gostar também