Lula diz que aumento para professores ficará somente para depois, com a recuperação econômica do país

Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou seu desejo de elevar o salário base dos professores assim que a economia brasileira se recuperar, além de planejar ajustes anuais no salário mínimo.

O membro do partido dos trabalhadores declarou que a carreira docente já teve grande prestígio e que, ao longo dos anos, foi sendo “reduzida” a um ponto em que, na sua opinião, o profissional do setor não recebe remuneração suficiente para prover adequadamente para seus filhos.

“Outra coisa que temos que resolver é que o salário do professor é pequeno. Às vezes, a gente não pode pagar, mas a verdade é que a função de professor nesse país era uma coisa muito nobre […] Estamos tentando recuperar a economia desse país e, quando a gente recuperar, vamos fazer duas coisas: a gente vai cuidar da educação com mais carinho –e cuidar da educação é melhorar o salário e quantidade de trabalho dos professores brasileiros–, e a outra coisa é aumentar o salário mínimo todo ano”, disse o presidente.

Durante a cerimônia de inauguração do novo campus do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) em Fortaleza (CE), Lula fez um pronunciamento. Na quarta-feira (17), ele ratificou a lei 14.817 de 2024, estabelecendo as diretrizes para o reconhecimento dos professores da educação básica das redes públicas. Incluiu-se na lei questões relativas a planos de carreira, formação continuada e condições de trabalho.

você pode gostar também