Ora, de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), o texto prevê planos de carreira, formação continuada e condições de trabalho para professores, diretores, inspetores e técnicos. A nova é publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta, dia 17.
Entenda
A medida configura um Marco regulatório que elenca como um dos princípios de base do ensino nacional a valorização dos profissionais da educação escolar. A lei assegura planos de carreira, com ingresso via concurso público de prova e títulos, aos profissionais que exercem a docência ou as funções de suporte pedagógico à docência (direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacionais).
Essa nova lei, de acordo com a senadora, visa incentivar que jovens continuem estudando e também sigam a carreira docente. “Professores bem remunerados e motivados são mais propensos a oferecer uma educação de qualidade. Além disso, ajuda a reduzir a evasão escolar e a melhorar o desempenho dos alunos, que podem despertar o interesse em seguir a profissão de professor”, disse a congressista do Tocantins.
Fonte: Assessoria de Comunicação Professora Dorinha Seabra