O senador Laércio Oliveira (PP-SE) participou do lançamento do primeiro projeto voltado à produção de combustível sustentável para aviação. A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e foi conduzida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O projeto recebeu um investimento de 1,8 milhão de euros do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). De acordo com o senador, esse é um importante passo no sentido de transição energética e sustentabilidade.
“A Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, localizada nas instalações da Itaipu Binacional, produzirá 6kg/dia de bio-syncrude. Este é uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada à produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF)”, explicou Laércio.
Vejamos
Antes do lançamento, o grupo realizou uma visita técnica ao aeroporto de Foz do Iguaçu. O local está em obras que incluem adequações nas áreas de segurança da pista, reforma e ampliação do terminal de passageiros, e construção de terminais de cargas.
Segundo a concessionária do aeroporto, essas intervenções não só proporcionam mais conforto e comodidade aos turistas, mas também têm um impacto significativo na economia local, gerando aproximadamente 250 empregos diretos durante a fase de construção. Ademais, consoante o ministro Silvio, a aposta nas novas fontes de energia que vem sendo promovida pelo governo brasileiro é essencial para os objetivos visados pelo Brasil em acordos internacionais firmados pelo país.
Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Laércio Oliveira (com adaptações)