Um influenciador de nome Bernardo Moreira teve a sua entrada proibida na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, dia 4, após ter se envolvido num bate-boca com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na última terça-feira, dia 28, nos corredores da Casa. Na ocasião, Nikolas foi abordado pelo criador de conteúdo digital quando saía duma reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Os policiais da Casa acompanharam o influenciador até o Departamento de Polícia Legislativa, onde Nikolas registrou um boletim de ocorrência por agressão à sua honra no exercício da atividade parlamentar. Bernardo também repetiu por seguidas vezes que o deputado não trabalha. A restrição à entrada do visitante é prevista em ato assinado em 2020 pela Câmara dos Deputados, que autoriza a retirada duma pessoa que “perturbar a ordem dos trabalhos legislativos”.
Entenda
O influenciador está com restrição de acesso às dependências da Câmara dos Deputados. Nas redes sociais, o influenciador comentou o ato. “Engraçado como a ‘liberdade de expressão irrestrita’ só funciona para contar fake news e atacar instituições, de resto os defensores dela choram“, escreveu.
Moreira também acusa os assessores de Nikolas de terem apagado uma gravação sem autorização. O influenciador também conta ter sido empurrado, momento em que o seu celular cai no chão e um dos assessores apaga um vídeo.
O desfecho
O Ministério Público está apurando o caso. Se o Ministério Público Federal considerar que houve crime, ele poderá responder por difamação e injúria contra o parlamentar, informou a Câmara. O Departamento de Polícia Legislativa está autorizado a retirar uma pessoa da Câmara e a restringir o seu acesso futuro se ela perturbar a ordem dos trabalhos legislativos, justificou o órgão [ratifico, grifo meu, a mensagem].
Fonte: UOL e O Tempo, com adaptações