Antevendo uma possível ofensiva do time do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Boulos decidiu se descolar da polêmica sobre as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito de Israel. Crítico do governo Netanyahu, o deputado e pré-candidato à Prefeitura paulistana foi orientado a não alimentar o debate sobre o conflito na Faixa de Gaza. Guilherme Boulos (Psol-SP) falou sobre o assunto na manhã desta segunda-feira, dia 19, numa entrevista que estava previamente agendada.
Entenda
À rádio Bandnews, o deputado disse que a sua posição a respeito do conflito já é amplamente conhecida. Ele defendeu as vidas de civis palestinos, sob o argumento de que a vida duma criança palestina tem o mesmo valor de uma criança israelense. Boulos criticou os ataques do Hamas e questionou também os bombardeios da contraofensiva israelense.
Ele não quis comentar especificamente a polêmica fala de Lula comparando a reação de Israel ao Holocausto. Provocado com a ideia de que este seria um tema de campanha, ele emendou: “Eu não sou candidato a prefeito de Tel Aviv. Eu sou candidato a prefeito de São Paulo. Quero discutir as questões da cidade de São Paulo”.
Fonte: CNN, com adaptações