Governo do Pará apresenta conjunto de obras para a COP 30

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

A realização da COP 30 em Belém é aguardada não apenas por especialistas do clima, meio ambiente, chefes de estado e demais autoridades mundiais, mas pelos moradores da capital paraense, que já aguardam ansiosos por obras que devem melhorar a cara da cidade, a mobilidade urbana e o saneamento.

Quais as 7 obras que a capital ganhará com o evento mundial

– Parque linear na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca);
– Nova avenida Tamandaré;
– Novo terminal hidroviário;
– Modernização da rua da Marinha;
– Reconstrução da Feira do Barreiro;
– Obras de macrodrenagem;
– Asfaltamento de mais de 600 ruas.

Como será a Nova Doca?

De acordo com o planejamento para o setor de mobilidade, a nova Doca — na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal — será transformada em um parquelinear com um corredor de tráfego que permitirá o acesso a outros equipamentos públicos no entorno, como o Parque Urbano Porto Futuro. O projeto inclui a instalação de quiosques, áreas de lazer e esporte, além de ciclofaixas e a implementação de uma rede coletora de esgoto com tratamento de resíduos.

Como será a Nova Avenida Tamandaré?

A nova avenida Tamandaré também será transformada em um parque linear. O projeto também prevê um novo terminal hidroviário— que compõe o projeto do parque da avenida Tamandaré — que passará a ser um novo ponto de acesso até a Ilha Combu e demaisilhas da capital.

Como será feita a modernização da rua da Marinha?

Outro destaque do plano de ações para a COP 30 será um projeto no setor da mobilidade: a modernização da Rua da Marinha, que interliga seis bairros da capital. Ela será totalmente duplicada e ampliada, passando a ter 6 faixas ao longo de 3,5 km de extensão, ligando a avenida Augusto Montenegro à avenida Centenário, além de uma rotatória.

Como será feira a reconstrução da Feira do Barreiro?

A Feira do Barreiro, às margens da avenida Pedro Álvares Cabral, também está incluída no projeto e passará por reconstrução e, levará à requalificação do canal do entorno e à urbanização de vias marginais.

Como estão sendo feitas as obras de macrodrenagem em Belém para a COP 30?

As obras de macrodrenagem para a COP estão sendo realizadas nos canais que compõem as Bacias do Tucunduba e do Mangueirão, com o objetivo de reduzir alagamentos e melhorar a mobilidade urbana nessas áreas. Outra ação prevista pelo governo do Estado é oasfaltamento de mais de 600 ruas na cidade até 2026.

 

 

 

 

você pode gostar também