Wilson Miranda Lima nasceu em 26 de junho de 1976, em Santarém, no Pará, filho de José Lins de Lima e Maria Miranda Lima. Começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, como professor de inglês e locutor de rádio em Itaituba, no Pará, além de apresentador de televisão. Aos 17 anos, cursou Gestão Turística e trabalhou numa agência de viagens. Sua experiência na área turística o levou a ser assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba por quatro anos.
Carreira na Mídia
Em Santarém, iniciou sua carreira como repórter na TV Tapajós, afiliada à Rede Globo. Em 2006, mudou-se para Manaus, Amazonas, para trabalhar como repórter e apresentador de rádio. Lima graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins. Entre 2010 e 2018, apresentou o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica, líder de audiência no estado do Amazonas.
Carreira Política
Wilson Lima começou sua carreira política em 2012, filiando-se ao Partido Verde (PV), onde permaneceu por quatro anos. Em 2016, transferiu sua filiação para o Partido da República (PR), mas em 2017 mudou-se para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 2018, trocou novamente de partido, filiando-se ao Partido Social Cristão (PSC).
Em 15 de março de 2018, lançou sua pré-candidatura para governador do Amazonas, ao lado do defensor público Carlos Almeida (PRTB) como candidato a vice, oficializando essa candidatura em 13 de agosto de 2018. Formou a coligação "Transformação para um novo Amazonas" com a Rede Sustentabilidade (REDE).
Governo do Amazonas
Em outubro de 2018, foi eleito governador do Amazonas, cargo que ocupa até o momento. Foi reeleito em 2022 pelo partido União Brasil (UNIÃO), na coligação "Aqui é Trabalho", tornando-se o candidato mais votado na história do estado, com 1.039.192 votos.
Durante seu governo, o Amazonas passou por várias crises, incluindo colapsos de saúde e aumento de 53,8% nas mortes violentas. O estado também apresentou crescimento na taxa de pobreza e queimadas, posicionando-se em segundo lugar entre os estados mais pobres do país e em primeiro lugar em desmatamento no primeiro semestre de 2022.
Posição Política
Wilson Lima é conhecido como um bolsonarista. Durante seu mandato, apesar dos desafios enfrentados, continua a defender políticas alinhadas ao governo federal e ao seu partido, a União Brasil.