Paulo Brant nasceu em Diamantina, Minas Gerais, em 1º de maio de 1952, sendo o sexto de 11 irmãos. Sua família mudou-se para Belo Horizonte quando ele tinha quatro anos. Lá, estudou no Colégio Arnaldo, cursou Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Mais tarde, fez mestrado em Economia na UFMG e especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Dom Cabral/INSEAD.
Carreira acadêmica e profissional
Além de professor e pesquisador da UFMG e da PUC Minas, Paulo Brant atuou como diretor-presidente da Celulose Nipo-Brasileira S/A - Cenibra, entre 2010 e 2016. Também foi secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, diretor-superintendente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Na área de economia, publicou diversos trabalhos, como “Economia Mineira – 1989: Diagnóstico e Perspectivas”, “Evolução e Perspectivas do Setor Industrial em Minas Gerais”, “O Programa de Estabilização e os Bancos” e “O Setor Industrial em Minas Gerais: Características, Desempenho Recente e Perspectivas”. Também atuou como superintendente executivo de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre 2016 e 2018.
Vice-governador de Minas Gerais
Paulo Brant foi empossado como vice-governador de Minas Gerais, juntamente com o governador Romeu Zema, em 1º de janeiro de 2019. Desde a transição, Brant foi visto como uma figura conciliadora e trabalhou na articulação do governo com as prefeituras, setor privado e a Assembleia Legislativa do estado.
No entanto, discordâncias com o governo sobre o reajuste para funcionários públicos estaduais fizeram com que ele se desfiliasse do Partido NOVO. Mesmo assim, manteve um bom relacionamento com o governador e continuou trabalhando para a construção de uma coalizão governista com o objetivo de aprovar uma agenda reformista em Minas Gerais.
Com sua vasta experiência na área de economia e gestão, Paulo Brant tem sido uma peça-chave no governo de Minas Gerais, contribuindo para a construção de um Estado mais eficiente e próspero.