Gabriel Vieira de Souza nasceu na cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Ele se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil.
Início na política
Gabriel Souza é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e começou sua carreira política em 2010, quando concorreu a deputado estadual suplente com 26.895 votos. Em 2014, foi eleito deputado estadual com 39.998 votos e, posteriormente, reeleito em 2018 com 52.953 votos, sendo o parlamentar mais votado do MDB.
Atuação como parlamentar
Como deputado estadual, Gabriel Souza tem como principais bandeiras a defesa da causa animal, o apoio ao produtor rural, o desenvolvimento regional e o "Estado necessário". Ele foi líder da bancada do MDB e, entre 2016 e 2018, foi o líder do governo na Assembleia Legislativa, representando o Governo Sartori.
Além disso, Gabriel Souza preside a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades desde junho de 2019.
Posicionamentos políticos
Gabriel Souza se define como liberal, progresista e centrista, advogando a economia de mercado e redução das desigualdades sociais junto com a defesa da democracia liberal. Em 2017, como líder do Governo, defendeu a redução do tamanho do estado, priorizando segurança, saúde, educação e infraestrutura como serviços principais.
Vice-governador do Rio Grande do Sul
Gabriel Souza foi o pré-candidato do MDB a governador do Rio Grande do Sul para as eleições estaduais de 2022. No entanto, na Convenção Estadual do MDB-RS, realizada em 31 de julho de 2022, a maioria dos convencionais decidiu pela coligação com o PSDB, indicando seu nome a vice-governador.
Crítica ao partido
Em 2022, Gabriel Souza discordou da decisão de seu partido em fazer parte do Governo Lula, afirmando que deveriam manter-se independentes da gestão petista e focar em propor alternativas ao projeto petista, visando uma candidatura presidencial em 2026.
Gabriel Vieira de Souza é uma figura importante na política gaúcha, sendo um dos deputados mais votados do Rio Grande do Sul. Seus posicionamentos políticos e sua atuação parlamentar demonstram seu compromisso com a democracia liberal e a redução das desigualdades sociais. Como vice-governador do Rio Grande do Sul, terá uma importante posição na gestão do estado.